Em Ilhéus, Centro de Zoonoses realiza controle na Zona Norte

Evitar a transmissão de doenças entre seres humanos e animais é uma das funções do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus. O órgão, que funciona em sede própria nas proximidades da entrada do bairro Teotônio Vilela, realiza rondas constantes no município com o intuito de impedir que a população tenha contato com animais nocivos ao homem, a exemplo dos roedores. Na semana passada, a equipe visitou o condomínio Mar e Sol e a localidade de Juerana, ambos na zona norte da cidade.

Nos dois locais, a equipe do CCZ realizou o controle de roedores e caramujos durante dois dias. De acordo com o coordenador do CCZ de Ilhéus, Aloísio Correia, também foi feito um trabalho educativo junto a essas comunidades reforçando a importância da utilização dos serviços do Centro logo após as pessoas detectarem a presença desses ou de outros animais noviços. “Após ser comprovada a denúncia, nossa equipe se descola até o local e realiza a catagem e incineração desses animais. Além disso, é feita a iscagem como forma de capturar o animal, sem causar danos ao meio ambiente”, afirmou. Por dia, o CCZ chega a receber 40 solicitações de serviço e denúncias.
Denúncias - A equipe do Centro de Controle de Zoonozes de Ilhéus é formada por nove técnicos veterinários, três veterinários e uma bióloga. Além de evitar a proliferação de animais como roedores e caramujos, a equipe também realiza a checagem de maus tratos com animais, captura de animais de pequeno e de grande porte e orientações junto à população sobre como agir com outros animais, como pombos e morcegos. Para obter mais informações e fazer denuncias, o interessado deve ligar para (73) 3634 – 4434, já que o número gratuito encontra-se temporariamente desativado. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).