Pronaf ganha novos rumos em Poções

Com a presença dos presidentes e vice-presidentes de treze (13) associações de pequenos produtores de diversas localidades do município, foi realizada na terça-feira (03), uma reunião que discutiu os novos rumos a serem seguidos pelos associados junto às entidades parceiras do Pronaf. Com a presença do Secretário da Agricultura e meio Ambiente, Mateus Cruz, os representantes: do Banco do Brasil, Marco, gerente e Gircelio, agente de negócios; o chefe do escritório da EBDA, Edson Meira e do presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Poções, Jonas Delfino. O secretário Mateus, abriu o encontro dizendo que o fortalecimento de toda a zona rural está no associativismo e “nossas forças se juntam nesta parceria para discutir os novos rumos para o Pronaf”, afirmou.

Segundo o chefe da EBDA, Edson, a produção, o financiamento e comercialização passam pelos técnicos da entidade, que mesmo passando por uma reestruturação vem atendendo não só Poções, como Planalto e Bom Jesus da Serra e hoje já conta com três (03) técnicos e em breve estará recebendo outro veiculo para auxiliar os serviços.
O gerente do Banco do Brasil em Poções, Marco, disse que estas parcerias ajudam e hoje o perfil do Pronaf pode ser melhor e mais ágil se o associado fortalecer sua entidade e buscar ajuda aos parceiros na área técnica, produtiva e financeira, sabendo usar o dinheiro que será no final do contrato devolvido a instituição. Hoje são aplicados cerca de 6 milhões nos três municípios: Poções, Caetanos e Bom Jesus da Serra, mas este volume pode aumentar na proporção que a inadimplência baixe. “Já chegamos a 28%, hoje estamos na casa dos 12% e a meta é chegar a 2%, acrescentou Marco.
Para o presidente do sindicato, Jonas Delfino, antes o agricultor nem passava na porta dos bancos, hoje o governo, as entidades e o banco estão presente com o Pronaf. “Se este programa vem caindo a culpa é nossa que não ajudamos, se tomamos o dinheiro, o dever é pagar e não esconder a cara e deixar um programa desse, que é bom para todos, acabar. Isso não pode acontecer e tomamos como exemplo a cultura do café em nosso município, já vem dando sinal de acabar e este encontro é justamente para melhor o plano e encontra com vocês a saída e os meios necessários de desenvolvimento”, concluiu Jonas.

Foram firmadas parcerias com cinco (05) associações e as demais ficaram de responder na próxima reunião, provavelmente em abril. Estiveram presentes, Antonia, da Jacutinga; Maria Caetité, do Mulungu; Edvalda, do Craúno; Gilmar, da Lagoa do João; Silvia, do Roçado Grande; Zezinho, da Pimenteira; Valdeci, do Mundo Novo; Roque Costa, de Duas Barras; Olívia Gomes, do Umbuzeiro de Cima; Adenice Santana, da Santa Rosa; Marcos, do Barro Branco; José Dias, do Bernardino e Elisângela Coordenadora do Projeto Sol Nascente, que apresentou um documento contendo propostas da entidade para a região do Craúno e Água Branca.
O secretário Mateus Cruz, aproveitou a reunião e informou que o prefeito Luciano Mascarenhas está em Salvador assinando o PAA (programa de aquisição de alimentos) “e o assim o governo municipal poderá comprar o que vocês produzirem. Organizar, fortalecer e lutar pelos interesses de cada um dos produtores pronafianos é hoje a meta deste governo”, concluiu Mateus
Heraldão recuperado - O prefeito Luciano Araújo Mascarenhas, autorizou o Secretário de Infra Estrutura e Serviços Urbanos, Jorge Luiz Santos Lemos, a fazer a reforma do Estádio Municipal Heraldo Duarte Curvelo com recursos do município. Segundo o Administrador do Heraldão, Davi Chaves, a primeira etapa foi feita em janeiro com o corte das árvores, e em seus lugares serão levantadas arquibancadas nas laterais de acesso pelo Hospital e pela Lagoa Grande. O projeto está sendo feito pelo setor de engenharia da prefeitura.
A segunda etapa está sendo feita desde fevereiro e deve ser concluída no final deste mês. Davi disse que o gramado foi cortado em seus pontos críticos, retirando o capim e as evas que impediam o crescimento da grama original. Várias caçambas de terra vegetal estão sendo espalhadas nos pontos abertos, que receberão fertilizantes, compactação e água. Toda a grama será recomposta em 90 dias “claro com a ajuda das chuvas” disse Davi. Existe a idéia de melhorar os vestiários, um muro em volta dos vestiários para as delegações, árbitros, autoridades e a imprensa. Outra mudança será transferir a portaria para a rua em frente ao Hospital, a reforma dos sanitários e das atuais arquibancadas.
Unidade Móvel de Saúde - A população residente na zona rural do município de Poções, continua sendo atendida pela Secretaria Municipal de Saúde, serviços médicos e odontológicos são feitos através da Unidade Móvel de Saúde. Segundo Dr. José Schettini Neto (PDT), o agendamento das consultas feitas antes pelos agentes comunitários de saúde de cada localidade, antecipou pela segunda vez o cronograma de março, a divulgação na rádio e nas comunidades ajudou a diminuir o atendimento na sede e deu nova dinâmica na prevenção, o objetivo da unidade.
O micro ônibus de atendimento a saúde do povo, chega cedo às localidades e só retorna depois de atender todos os pacientes agendados, confira o cronograma de março de 2009: A sua consulta para a unidade móvel de saúde é marcada pelo paciente junto ao agente comunitário de saúde da localidade. Segundo Dr. José, a equipe esta elaborando um plano fácil e rápido para o paciente marcar o seu exame solicitado na hora pelo médico, junto a Central de Marcação na sede do município, sem a presença do paciente.
Na sessão do dia 16 de fevereiro de 2009, o vereador Clemente da Silva Chaves – Kelé (PSDB) iniciou a sua falação parabenizando o trabalho dos profissionais da unidade móvel de saúde feito na zona rural do município, reconhecendo que o serviço está no caminho certo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).