Surto de dengue motiva audiência do Capitão Azevedo com Jaques Wagner

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo e o vice, Antônio Vieira, que ocupa a Secretaria Municipal de Saúde têm, nessa quinta-feira, dia 5, uma audiência em Salvador, com o governador Jaques Wagner, que deverá assinar o decreto de emergência em Itabuna e outros cinco municípios baianos onde é maior a incidência de dengue, entre os quais Jequié e Porto Seguro. A cidade registra até agora 2,2 mil casos de dengue, com cinco óbitos, dos quais quatro confirmados de dengue hemorrágica, além de outros três em fase de exames laboratoriais.

A agenda do prefeito inclui ainda um encontro com o Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, a quem serão encaminhadas reivindicações visando assegurar o suporte financeiro necessário ao combate à doença, além da disponibilização de recursos materiais, inclusive medicamentos e mais 30 leitos hospitalares para atendimentos de adultos e crianças acometidos de dengue no Hospital de Base, com o suporte de uma equipe de profissionais especializados.
Para tentar reverter o avanço da dengue a Secretaria Municipal da Saúde vem intensificando a realização de ações integradas nos bairros,com ênfase ao trabalho das equipes de campo com a mobilização de agentes de endemias e de saúde para um trabalho de erradicação de focos das doenças, através de visitas domiciliares em áreas criticas. Também vêm sendo realizados mutirões,com apoio da Comissão de Defesa Civil e ações educativas nas escolas para que os alunos atuem nas comunidades onde vivem como formadores de opinião.
A Secretaria de Saúde também investe na ampliação do atendimento nos postos de saúde, com o estabelecimento de plantões nas unidades de maior movimentação de usuários dos serviços, bem como com a contratação de médicos e outros profissionais para atendimento aos pacientes.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).