O Museu do Mar e da Capitania e a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) promovem esta semana (24 e 25), no campus da Maramata, localizado no bairro Nova Brasília, zona sul da cidade, a III Primavera dos Museus, evento realizado em várias partes do país. O diretor-presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro, chama atenção para o fato de que a iniciativa dará enfoque especial para a cultura como instrumento de valorização da diversidade cultural, de fortalecimento da identidade comunitária, de formação de uma consciência cidadã, de ampliação do espaço de atuação dos indivíduos na sociedade e de promoção prioritária dos direitos humanos.
A chefe do Museu do Mar e da Capitania, Érika Silva, informa que o evento será aberto às 8h30min desta quinta-feira (24), com a apresentação da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata. Às 9h30min, haverá um espetáculo de fantoches sobre o meio ambiente e a primavera; às 10 horas, serão realizados o “Pintando no Campus da Maramata” e uma oficina de confecção de pipas; às 10h30min, um lanche de confraternização; e, às 11 horas, o encerramento da manhã com exposição de pinturas. No período da tarde, das 14 às 17 horas, sempre com a participação dos alunos da rede pública e da rede particular de ensino, a programação da manhã será reproduzida.
Na sexta-feira, 25, a partir das 8 horas, haverá uma caminhada cultural com um grupo da melhor idade ao redor do Morro de Pernambuco, monitorada por profissionais de saúde. Às 8h30min, visita guiada ao Museu do Mar e da Capitania; às 9h30min, lanche de confraternização; às 10h30min, oficina de reciclagem “Fazendo sabão com o reaproveitamento do óleo de cozinha” e, finalmente, encerramento às 11h30min. No Brasil, a III Primavera dos Museus é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria institucional com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)