Centros de Referência da Assistência Social promovem ciclo de palestras sobre idosos

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), promove um ciclo de palestras para idosos e suas famílias, com o objetivo de ensinar e alertar essas pessoas sobre saúde, cidadania, direitos e deveres. O CRAS é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, cujo maior interesse é a prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e a articulação destes serviços no seu território de abrangência, além de ter uma atuação intersetorial na perspectiva de garantir o direito da população à proteção social.

Até o próximo dia 25, em cada território dos CRAS, serão realizadas palestras sobre a saúde dos idosos. Além disso, estará à disposição dos participantes, um profissional de enfermagem que fará um exame para detecção de osteoporose. Segundo Gilmara Ferreira, coordenadora do CRAS do bairro Banco da vitória, essas atividades de convivência social, “acontecem uma vez por semana e servem para que o idoso viva em grupo e compartilhe experiências, além de ter um espaço onde ele possa ter lazer e interagir com outras pessoas”. Nesta quarta-feira (23) as palestras acontecem na igreja católica do Salobrinho, no dia 24 no CRAS do Teotônio Vilela e no dia 25 no CRAS da Barra de Itaípe.

O CRAS ainda oferece vagas para oficinas de inclusão produtiva, que são os cursos de pintura em tecido, biscuit, manicure e pedicure, e oficina de doces e salgados. Ara maiores informações, é necessário procurar o CRAS mais próximo ou através do telefone (73) 3632-5666, no horário das 8h às 17h. Segundo o secretário de Assistência social do município, Augusto César Macedo, “a população precisa conhecer o CRAS, pois essa unidade de atendimento é o caminho mais indicado para quem realmente precisa de atenção e conta com uma equipe de profissionais capacitados para ajudar essas pessoas”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)