Em tempos de preocupações para maiores cuidados com a saúde, a higienização na área da beleza tem sido destaque, e é um dos assuntos mais tratados pela mídia. As informações visam conscientizar a população sobre as ações que devem ser tomadas em salões de beleza para se evitar contaminações de doenças. A Vigilância Sanitária é o setor responsável pelo controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde, e começou exigir com mais rigor a higienização correta dos salões de beleza. A população também começa a cobrar mais dos serviços. E com a intenção de adequar à nova realidade, a Secretaria Munucipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, capacitou as manicures do município de Caculé.
Ao todo, 80 manicures participaram da capacitação que visou formar profissionais na área da beleza, as alunas foram dividas em 4 turmas, sendo duas de iniciantes e duas de atuantes. Para a turma de iniciantes, a Secretira Municipal de Assistência Social forneceu todo o material necessário, e para a turma de atuantes foram oferecidos os produtos. O curso, de qualidade SENAC, durou 3 meses, com carga horária de 176 h/aula e trabalhou as seguintes disciplinas: Relações Sócio-Profissionais e Ambientais, Gestão Profissional, Noções de Segurança no Trabalho para Manicure e Pedicure, Fundamentos de Saúde, Instituto de Beleza: Estrutura, Funcionamento e Recepção, Tratamento e Embelezamento de Mãos e Pés e Parte Supervisionada.
A instrutora Rita de Cássia Fernanda de Souza afirmou que todas as manicures estão aptas a atuar aduademanete no mercado e destacou que os profissionais que não se adequarem às novas regras irão fechar seu negócio. “O cliente deve exigir material descartável e a higienização completa com esterilização dos materiais, pois é o cliente que educa o profissional”, finalizou a instrutora. A manicure Jaciara Vieira Ramos está muito satifeita pela oportunidade de ter participado da capacitação e ainda ganhando os produtos, “Foi bastante engradecdor o curso, tivemos noções de saúde, de atendimento ao cliente, aprendemos as novas regras e trocamos muitos conhecimentos. Hoje posso dizer que ofereço um serviço de qualidade aos meus clientes”, comemora a aluna. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé).