O Departamento de Políticas Sociais da Secretaria de Assistência Social de Itabuna, juntamente com o Núcleo Cuidar e a Associação Grapiúna de Paraplégicos (AGP), promoveram no último sábado (19) o Dia de Ação da Pessoa com Deficiência. O evento, que aconteceu na Praça Otávio Mangabeira, contou com a presença de profissionais das Secretarias da Assistência Social e da Educação, além de empresas privadas e alunos da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).
O Dia de Ação, que antecipou o dia oficial da Inclusão Social do Deficiente (21 de setembro), ofereceu aos deficientes e ao público em geral orientações e atendimentos prestados pelos alunos da FTC nas mais diversas áreas, como psicologia, nutrição, fisioterapia, engenharia civil, direito e enfermagem. Foram realizados também, pelo Diabéticos Center, testes para diabéticos e análise capilar, além de serviços de estética e sorteios de brindes, resultado da parceria com a empresa O Boticário.
Segundo o secretário de Assistência Social, José Antônio Formigli Rebouças, a iniciativa busca despertar a sociedade para a importância de cuidar das pessoas com deficiência. “Muitas vezes, as pessoas com necessidades especiais são esquecidas no momento em que mais precisam do apoio do próximo”, afirma o secretário.
Formigli ressaltou o empenho do governo municipal em melhorar as condições de vida dos portadores de deficiência. “Nós estamos criando um Conselho dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência, que é justamente para lutar para que esse público tenha mais oportunidades”, frisa o secretário.
Também estiveram presentes no Dia de Ação, realizando apresentações culturais, os alunos do Centro Psicopedagógico de Educação Inclusiva (Cepei) e a banda de música “K Entre Amigos”, da AGP. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)