No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que transcorreu na última segunda-feira (21/09), Camaçari é lembrada como uma das cidades brasileiras que mais oferecem condições para facilitar a vida dos portadores de necessidades especiais. Em acessibilidade, por exemplo, é reconhecida como uma das melhores de todo o Nordeste e do Brasil. As pessoas com deficiências e famílias contam com diversos programas, a exemplo do Benefício de Prestação Continuada na Escola (BPC), que garante a permanência do estudante nas unidades de ensino, SOS Cidadão e Passe Livre Municipal, com 1.900 benefícios.
São estruturas como a Escola Especial do Centro de Atendimento Integrado à Criança (Caic), Centro de Apoio e Educação Inclusiva (CEI), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), dos deficientes visuais de Camaçari e Pestalozzi, mais o Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), que em seis meses já atendeu mais de 6 mil pessoas. Tem mais, a construção da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro é considerada um dos maiores complexos de inclusão social. A instalação de rampas de acesso, piso táctil, elevadores e corrimão nas escolas, praças e equipamentos públicos da cidade também mudaram a vida dos moradores.
Indiscutivelmente, Camaçari deu um grande salto na execução de políticas para pessoas com deficiência, nos últimos quatro anos e meio, com investimentos que garantem acessibilidade nos setores da educação, assistência social, esporte e saúde, com melhorias para centenas de pessoas. O coordenador executivo dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado, Alexandre Carvalho Baroni, disse que Camaçari está em um bom patamar de acessibilidade à pessoa com deficiência, se comparada a diversas cidades brasileiras. “O trabalho desenvolvido pela atual gestão está ampliando as políticas para o setor”.
Atualmente, Camaçari é apontada como uma cidade que dá tratamento humanizado às pessoas com deficiência. O prefeito lembra que a Prefeitura, por exemplo, “tem rampas de acesso e elevadores para que a população procure o prefeito, faça reivindicações e sugestões”. Além disso, o Município conta com várias ferramentas de apoio ao portador de necessidades especiais. (Fonte: ascom da Prefeitura de Camaçari)