Os beneficiados do programa Bolsa Renda Municipal serão contemplados com a oferta de cursos profissionalizantes, que estão programados para iniciar em outubro. Os treinamentos vão ocorrer no Núcleo Profissionalizante da Ceplac e, ao todo, participarão 120 pessoas, divididas em seis turmas. A Ceplac, que foi a primeira instituição a firmar parceria com o programa, está disponibilizando uma diversidade de cursos: informática, cerâmica artesanal, confecção de colmeias, envasamento de mel em sachê, produção de doces caseiros e cultivo de hortaliças e plantas medicinais. As capacitações terão em média a duração de três meses e serão ministradas pelos instrutores do órgão ligado ao Ministério da Agricultura.
O coordenador do Bolsa Renda Municipal, Alisson das Virgens Silva, explica que, antes do início dos cursos, os assistidos vão conhecer a estrutura da Ceplac. “Durante uma semana, os participantes conhecerão o local onde acontecerão os cursos profissionalizantes e também toda a estrutura do órgão”, afirma Alisson Silva. Ele ainda informa que psicólogos da prefeitura de Itabuna e da Ceplac vão realizar testes vocacionais com os beneficiários para a definição do treinamento que melhor se adequa a cada perfil. Após o curso, a equipe da Assistência Social realizará acompanhamento dos participantes, buscando inserção no mercado de trabalho e transmitindo noções de empreendedorismo.
Alex Almeida Santos, beneficiário do Bolsa Renda Municipal com residência na Vila Otávio Menezes (bairro Jaçanã), já decidiu que vai participar do curso de cultivo de hortaliças e plantas medicinais. “Eu já plantei hortaliças e tirava meu sustento disso. Parei e hoje só crio galinhas, mas agora pretendo voltar a trabalhar com horta e esse curso vai me ajudar a melhorar meu trabalho, porque vou aprender mais”, frisa Alex. O programa Bolsa Renda Municipal tem o propósito de implementar políticas de apoio às famílias que não são contempladas pelos programas de distribuição de renda do Governo Federal. Para ser contemplado, é necessário participar dos cursos profissionalizantes e oficinas oferecidos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)