Desde terça feira, dia 25, está acontecendo no auditório da UPB, o Encontro para Integração das Ações Educacionais. O evento termina hoje discutindo controle interno e externo. Quatro assuntos serão colocados em pautas para debate: Auditório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação nas políticas pública da educação, Monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, O papel da Controladoria Geral da União na educação, e O papel do Ministério Público na Educação.
Prefeitos, Secretários Municipais de Educação e de Finanças, Coordenadores da Merenda Escolar, Diretores e Técnicos Municipais responsáveis pela execução e acompanhamento dos recursos recebidos do Ministério da Educação (MEC/FNDE) participam do encontro, que tem o objetivo de atualizar o conhecimento dos agentes públicos no acompanhamento e na fiscalização das políticas públicas educacionais.
Durante a capacitação, os gestores aprenderam a aplicar corretamente os recursos recebidos dos diversos programas do FNDE. A programação incluiu: palestras, debates, oficinas de trabalho e atendimento. Entre os temas, destacam-se o Plano de Ações Articuladas (PAR), PDE/Escola, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), programas educacionais de transferência voluntária, como o Proinfância, e de transferência automática, como os de alimentação e transporte escolar e Dinheiro Direto na Escola. Também foram estudados: licitações, contratos, prestação de contas e a atuação dos órgãos de controle interno e externo.
O prefeitos presentes ressaltaram a importância desse encontro pois é cada vez mais necessária a união entre governos federal, estaduais e municipais e movimentos na conquista de mais melhorias sociais. A educação é fundamental na formação social, econômica, política e cultural de qualquer sociedade. No mundo moderno, o conhecimento é um dos fatores básicos para o desenvolvimento humano.