A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), localizada no bairro Nova Brasília, zona sul da cidade, recebeu na manhã do último dia 22 cerca de trinta alunos do Centro Educacional de Coaraci. Na oportunidade, acompanhados pela professora Ivonete Rocha, o grupo de estudantes conheceu a história da Capitania de São Jorge dos Ilhéus e o acervo de ciências naturais do Museu do Mar e da Capitania.
Durante a visita, a professora Alzira Farias proferiu uma palestra sobre a importância da Educação Ambiental para o Meio Ambiente, mostrando, em seguida, alguns dos projetos desenvolvido pela Fundação. O presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro, ressalta que o Museu se dedica a contar a história do Sul da Bahia, através de obras de arte, livros, fósseis, animais empalhados e objetos usados para mergulho e navegação. Aberto de segunda a sexta-feira, sempre das 13 às 18 horas, o espaço fica na terceira travessa da Nova Brasília, nas proximidades do Morro de Pernambuco.
Aliando a história de Ilhéus com o processo de educação ambiental, o Museu do Mar e da Capitania foi reaberto em 12 de setembro do ano passado, após uma grande revitalização, restauração e reordenamento de seu acervo. “Além de uma bela exposição permanente, a programação do Museu costuma incluir contação de histórias e palestras educativas sobre patrimônio e cultura ambiental”, informa a coordenadora do Museu, Érica Santos. No final da visita, os alunos ganharam cartilhas de cunho ambiental. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)