Um stand será montado no Parque de Exposições Gercino Coelho, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi, simbolizando a cidade da Palma. A Intenção é chamar a atenção para o programa Palma-a-palmo que será implantando em Guanambi pela Prefeitura Municipal em parceria com a FAEB-SENAR, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais e com o apoio do Sebrae e do Banco do Nordeste.
No projeto, consta a implantação do “Centerpalma”, no Centro de Desenvolvimento de Guanambi, que é um laboratório de clonagem de palma sem espinho, onde uma raquete dará origem até a 30 mil novas mudas que serão doadas aos produtores de Guanambi. O Secretário de Agricultura de Guanambi, Joventino Neto (Neto de Dim) entende que “essa será a salvação da região, que terá a garantia para o sustento do seu rebanho e consequentemente uma maior produção leiteira”.
Já o Dr. Washington Serafim, Assessor Técnico da Gerência de Programas Especiais da FAEB – Federação de Agricultura do Estado da Bahia profundo conhecedor do assunto, explica que “o produtor, por falta de conhecimento escolhe o pior terreno para plantar a palma, o que gera um produto tardio e de composição pobre”, e enfatiza ainda: “não vamos fazer pesquisas aqui, vamos difundir um projeto que deu certo e possibilitar ao produtor, acesso às novas tecnologias”. O Palma-a-palmo, é mais uma ação do Prefeito Nilo Coelho em apoio ao homem do campo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)