Seminário discutirá segurança pública em Uruçuca

O seminário sobre segurança pública de Uruçuca será nesta quarta-feira (26) no auditório da EMARC, a partir das 9h, em Uruçuca. O principal objetivo é o de mobilizar as organizações sociais para que participem do debate sobre a violência no município. O encontro terá como tema “Segurança pública com cidadania: realidade e perspectivas”. O evento terá a participação de representantes de diversas categorias como: Polícias Civil (7ª COORPIN) e Militar (2ºBPM) que farão um diagnóstico sobre a violência em Uruçuca. Estarão presentes também representantes da Companhia de Policiamento e Proteção Ambiental (COPPA), do Corpo de Bombeiros, do Ministério Público Estadual, do Poder Judiciário Estadual, da Delegacia de Proteção Ambiental (DPA), das secretarias municipais, além de pesquisadores, estudantes e sociedade civil organizada.

O seminário faz parte do cronograma para a instalação do Conselho Municipal de Segurança Pública da cidade, uma iniciativa do Conselho Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Uruçuca (COMTUMA). Essa também será uma oportunidade para treinar os futuros conselheiros do COMSPUR. As entidades que compõem o grupo de trabalho acreditam que este é o melhor momento para traçar diretrizes de uma política municipal de segurança pública e criar alternativas para contornar a violência na cidade. A questão ambiental também será discutida. A intenção é apontar alternativas para a proteção do meio ambiente e de sustentabilidade para o município.

CONHECENDO O COMSPUR – O COMSPUR é um inovador ambiente de exercício da cidadania, em que a comunidade se mobiliza para melhorar a qualidade de vida das pessoas, diminuindo o índice de criminalidade. O Conselho Municipal de Segurança Pública é uma entidade com vida própria e independente, sem fins lucrativos e se torna um instrumento de valor para a discussão de problemas locais de segurança pública, no contexto municipal ou em subdivisão territorial de um município. Dessa forma, o COMSPUR é um espaço importante na edificação de uma cidade mais solidária, menos violenta e mais organizada.

GRUPO DE TRABALHO – Hoje, a comissão provisória responsável pela organização do Conselho Municipal de Segurança Pública do município de Uruçuca conta com apoio do Ministério Público, Prefeitura Municipal, Câmara de vereadores, Associação Cultural de Serra Grande, Associação Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias, Associação de Moradores do Bairro Everaldo Argolo, Ass. de Hot e Empresários de Serra Grande, Associação Básica Comunitária, Igrejas Evangélicas e Católicas, Associação Comunidade Ativa, Associação Cultural de Uruçuca, Associação dos Aposentados de Uruçuca, Associação de Moradores do Sargi, Centro Espírita, CDL, Loja Maçônica, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Patronal, Ass. dos Peq. Produtores Rurais de Serra Grande, Associação dos Pescadores de Serra Grande, Associação Esporte e Cultura de Serra Grande, Associação Pedagógica Dendê da Serra, Associação Sócio-produtiva da APA Itacaré Serra Grande, Ass. Mecenas Vida, Conselho Tutelar, Instituto Arapyau, Instituto das Irmãs pequeninas de Belém, Instituto Floresta Viva, Instituto Ynamata. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)