Central sobressai entre os locais onde predominou a existência primitiva do homem no planeta como o município epicentro da arqueologia e dispõe de um museu arqueológico que tem um grande acervo cultural. Limitando-se com as cidades de Itaguaçu da Bahia, Jussara, Presidente Dutra e Uibai, o município tem como principal atividade econômica o setor agropecuário, como fonte de sobrevivência dos agricultores da localidade.
EDUCACÃO – Na área de educação a prefeitura de Central construiu diversos prédios escolares, recuperou e ampliou diversas unidades, principalmente na zona rural. Os professores possuem cursos de qualificação para melhoria do nível de ensino na localidade. Os estudantes contam com a eficiência da merenda escolar, além do transporte em toda zona rural. Todo esse empenho e trabalho tem contribuído efetivamente para a frequência dos alunos nas unidade escolares.
Com a instalação do telecentro e um infocentro, o alunado tanto da zona rural quanto da sede são beneficiados com a inclusão digital, onde diversos estabelecimentos já dispõem dessas ferramentas. Diversas quadras poliesportivas foram implantadas, principalmente no povoado de Maxixe, para que os jovens possam desfrutar melhor de uma área de lazer.
SAÚDE – Com o Hospital Municipal recuperado e ampliado, diversos médicos e enfermeiros realizam atendimentos em regime 24 horas. Foram implantados várias equipes do Programa da Saúde em Família (PSF) que estão realizando ampla cobertura em todo o municípios. Os pacientes contam com ambulância, transporte e medicação.
Os agentes comunitários de saúde auxiliam no trabalho de prevenção enquanto os agentes de vigilância sanitária realizam atividades junto à comunidade. Central foi um dos municípios onde a dengue e outras epidemias foram combatidas com veemência.
INFRA ESTRUTURA – A malha rodoviária de toda a localidade foi recuperada e ampliada. Com isso, facilita o escoamento dos produtos agrícolas para outras cidades, além do transporte dos estudantes nas vias de acesso para as mais diversas localidades do município. Pavimentação e calçamento foram implantados nas diversas ruas e artérias.
Central conseguiu realizar um sonho de mais de 20 anos – a conclusão da principal via de acesso à cidade que possui uma estrutura de passeio, arborização, ajardinamento e uma eficiente iluminação pública. Para o sr Brito Souza, mais conhecido como Tim, nascido e criado em Central, “esta obra é um orgulho para todos nós. É um verdadeiro cartão postal e uma revolução urbana no município”.
Com o apoio do governo do estado foram implantados diversos sistemas simplificado de abastecimento de água. Na zona rural o sistema de eletrificação já cobriu boa parte da região. O outro grande destaque desta administração foi a instalação de uma fábrica de costura do Programa Industria Cidadã em parceria com o governo federal beneficiou mais de 150 famílias. Cerca de 72 unidades habitacionais foram entregues às famílias carentes, além de 120 agricultores prejudicados com a ocorrência da seca foram também contemplados pelo Programa Garantia Safra onde cada agricultor vão receber R$550,00 visando amenizar a situação.
Mesmo com todas as dificuldades, principalmente nessa crise econômica, o gestor que possui em seu currículo experiência bancária, conseguiu sanear e normalizar as finanças públicas. Hoje, os servidores municipais já estão com seus salários em dias, além dos outros débitos herdados por administrações anteriores.