Semana do estudante revela artistas da terra

“Hoje tive a oportunidade de fazer uma apresentação não só para a minha escola, mas para outros alunos que estão participando da semana do estudante”. A satisfação é da aluna da 4ª série da Escola Municipal Silva Jardim, Mônica Adélia Nogueira, 11 anos, durante recital de poesias no Centro Cultural.


Uma promoção da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer em parceria com as Secretarias de Educação, de Saúde, de Meio Ambiente e Turismo e de Assistência Social, o evento, realizado em São Desidério de 10 a 14 de agosto contou com a participação de dezenas de alunos da sede e zona rural do município, do ensino fundamental e médio, das redes municipal e estadual.

Com a temática “Temos mil razões para viver”, o projeto da Semana do Estudante teve uma programação dinâmica e direcionada ao público de várias idades. Palestra, parque infantil, cine cultura, apresentações de música, dramatizações, exposição de artes, no intuito de despertar os estudantes para os valores morais.

“Escolhi a amizade como tema da minha poesia por achar importante fazer amigos na escola e preservar a amizade, principalmente porque é muito difícil ter amigos verdadeiros hoje”, declarou Noelma da Silva, da Escola Municipal Manoel Rodrigues de Carvalho.

Talentos – Traços firmes, olhar atento no papel. Aos poucos os contornos ganham a forma de um desenho. Pela primeira vez os desenhos de Pedro Henrique Alves Barbosa, 14, aluno da 4ª série foram contemplados pelo público durante a exposição de trabalhos de pintura e artesanato realizada na Biblioteca Municipal.

Desde os seis anos o menino começou a desenhar. A inspiração está em todo lugar e vem de familiares, personagens de desenho animado e atrativos turísticos de São Desidério, como a Orla da Barragem e o monumento do Cristo Redentor.

“Geralmente quando vou a algum lugar ou vejo na rua alguém com uma blusa que tenha uma figura interessante, gravo, e quando chego em casa a primeira coisa que faço é colocar no papel. Já tinha alguns desenhos guardados em casa. Até agora fiz 15 com temas livres, recebi muitos elogios e tenho medo das críticas”, desabafou Pedro.



O projeto foi encerrado com a realização da noite cultural na Orla da Barragem com apresentação dos artistas da terra, Welvis e Jeferson. “Foi válido reforçar essa temática nas escolas. Na minha escola estamos sempre reforçando sobre a importância dos valores no convívio social. Enquanto professora eu busquei envolver alunos no recital, e eles tiveram boa desenvoltura. Parabenizo a Secretaria de Cultura por esta iniciativa”, declarou a professora Autina Macedo Portela.


Continuação – Para o diretor de Cultura, Vanderlino Barbosa, durante cinco dias a programação explorou lugares diferentes no intuito de valorizar o potencial do município.

“Nós tivemos uma programação extensa e a avaliação que faço é bastante positiva porque superou as nossas expectativas, visto que contou com grande participação das escolas envolvidas. Essa é a primeira edição do Projeto “Temos mil razões para viver” que pretende dar continuidade e envolver um número maior de participantes, inclusive a partir de hoje, com o início do evento Sexta na Orla”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)