A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada nesta segunda-feira, 24, com o tema “Construindo Diretrizes para a Política e o Plano Decenal”, o evento contou com um grande numero de participantes sendo que cerca de 60% eram jovens que tiveram participação ativa nos debates, na definição de diretrizes para a Política Nacional e de delegados para a Conferência Estadual. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, contou com a presença de representantes de várias escolas públicas e privadas, de professores e diretores escolares, Conselheiros Tutelares além de representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de vereadores e Policia Militar.
Na abertura, eles reforçaram o compromisso com a participação popular e declararam sua satisfação com a qualidade e a quantidade de participantes na Conferência, que teve como objetivo geral possibilitar amplo processo de discussão, reflexão e de proposição, visando ampliar a participação e o controle social na efetivação da política para criança e adolescente. Ao final da reunião, foi feito a eleição dos 11 delegados adultos e 01 adolescente, sendo distribuído em 02 Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, 1 Conselheiro Tutelar, 01 adolescente, 01 estudante de nível superior, 06 representantes dos Conselheiros das políticas de Assistência Social, Educação e Saúde e 01 vereador, totalizando 12 representantes de Itapé para a Conferência Regional, e ou estadual.
A partir das várias propostas dos grupos de trabalho, será levado a Salvador o relatório final da conferência e apresentará as dez diretrizes escolhidas pela plenária como prioritárias abordando os dois eixos temáticos trabalhados. A Conferência Estadual acontecerá em Salvador e será mais uma oportunidade de participação direta, de exercício democrático para os jovens de Itapé e de todo o Estado. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itapé)