Na última sexta-feira (21/08), o município de Mucugê inaugurou o Ponto Cidadão, uma unidade compacta de atendimento com a tecnologia da rede SAC de atendimento ao cidadão. Moradores da microrregião, com aproximadamente 90 mil habitantes, deslocaram-se desde cedo para estar entre os primeiros a retirar documentos básicos - carteira de identidade, CPF, antecedentes criminais e carteira de trabalho. O prefeito Fernando Azevedo Medrado disse que “a unidade traz esperança ao povo de Mucugê, que terá documentação básica pronta em mãos quando a oportunidade de trabalho chegar”.
O posto oferecerá aos aproximadamente 15 mil moradores do município e aos quase 90 mil habitantes da área circunvizinha, os serviços de emissão de carteira de identidade, CPF, antecedentes criminais e carteira de trabalho, com capacidade para emitir em média 70 documentos por dia.
Mucugê é o primeiro município cujo Ponto Cidadão a contar com uma linha telefônica para acesso exclusivo a Ouvidoria Geral do Estado por meio da qual o cidadão poderá obter informações sobre ações e programas de governo de seu interesse, além de fazer reclamações e apresentar sugestões. O horário de funcionamento do posto será de segunda à sexta-feira das 08h às 14h. O Ponto Cidadão já está presente nas cidades de Central, Presidente Tancredo Neves, Inhambupe e Cruz das Almas.
A unidade presta serviços de emissão de documentação básica à população de regiões onde não há postos SAC e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), facilitando o acesso da população à documentação necessária à obtenção de serviços e de benefícios governamentais e, conseqüentemente, ao exercício da cidadania.
O projeto de Mucugê foi executado pela Secretaria da Administração (Saeb) em parceria com a prefeitura local, que cedeu o espaço físico, com as devidas reformas e adaptações, além de pessoal e mobiliário. Informações: Agecom