O Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar) ultrapassa a marca de 6 mil atendimentos, em apenas seis meses de funcionamento. O Cuidar reúne, em um único espaço, três importantes especialidades, o Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme, e o Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre). Referência pela qualidade do serviço e bom atendimento aos pacientes, o Cuidar promove mais comodidade a população que não precisa sair do Município para ser acompanhado por um especialista.
Bem localizado, o Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde, fica na rua da Rodoviária, ao lado da 18ª Delegacia de Polícia, próximo ao Terminal Rodoviário do Município, o que garante a facilidade de acesso, haja vista que alguns pacientes têm dificuldade de locomoção. O Cuidar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No local, o usuário conta com uma rede de atendimento multiprofissional formado por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionista, musicoterapeuta, terapeuta ocupacional, neuropediatra, neurologista, ortopedista e assistentes sociais. Um total de 40 servidores, na maioria concursado.
CEMPRE - Com 4.443 atendimentos, em seis meses, o Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre) é responsável por realizar a avaliação, diagnóstico clínico e funcional, atendimentos ambulatoriais especializados de reabilitação, encaminhamentos através da rede de reabilitação e inclusão social. O Cempre tem como principal proposta à oferta de um atendimento humanizado, que promova a qualidade de vida e aumente a autoestima do usuário.
A unidade está voltada para pessoas com deficiência física, vítimas de problemas como lesões corporal e medular, distrofias musculares, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, crianças com dificuldades no crescimento, pessoas amputadas e com seqüelas de politraumatismos.
CEONC - Ao Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc) são direcionados os pacientes com suspeita ou caso confirmado de câncer. No local, o usuário passa por uma triagem, e recebe orientações sobre a doença, bem como os medicamentos e métodos utilizados no tratamento. Em seis meses, o centro realizou 747 atendimentos. Entre as atividades desenvolvidas pelo Ceonc está a realização de trabalhos educativos e de capacitação, como palestras sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero, festas de confraternização entre funcionários e pacientes, e visitas técnicas às Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Além das consultas com médicos oncologistas, os portadores de câncer recebem suporte social, que permitem a reintegração à sociedade e esclarecimento quanto aos Direitos dos pacientes, assim como, a orientação para a conquista dos benefícios sociais. A musicoterapia também faz parte do dia-a-dia de quem é atendido pelo Ceonc. Na unidade, os pacientes encontram suporte psicológico de forma lúdica, através da música. A nutrição também é uma terapia coadjuvante e tem por finalidade fazer uma avaliação nutricional e estimular hábitos alimentares mais saudáveis. O suporte nutricional é outro importante benefício oferecido aos pacientes oncológicos. Os beneficiados recebem uma cesta alimentar, entregue mensalmente.
UNIFAL - Mais de 1874 pessoas foram atendidas pela Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), nos últimos seis meses. Na Unifal, pessoas com traço ou doença falciforme encontram todo apoio necessário, desde orientações sobre a enfermidade a consultas e medicamentos. Os pacientes participam de cursos e palestras e são acompanhados por profissionais como nutricionista, psicólogo, hematologista, farmacêutico e assistente social.
Linhas de pesquisa também fazem parte das atividades empreendidas pela Unifal. A avaliação da freqüência do gene da hemoglobina S, na comunidade quilombola de Cordoaria, zona rural do Município, é a primeira das cinco propostas apresentadas a Secretaria de Saúde (Sesau), e está em fase de conclusão. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)