A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), por meio do Departamento de Políticas Sociais, já iniciou a discussão em torno da participação de Itabuna no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em todo o país no dia 21 de setembro, mesma data que marca o Dia da Inclusão Social. Representantes das entidades e associações que reúnem pessoas portadoras de deficiência, reuniram-se com a diretora do departamento, Luiza Padilha, que garantiu todo o apoio e suporte técnico necessários para a realização do evento que acontece pelo quinto ano consecutivo em Itabuna.
Além de carro de som, de apoio e um mini trio, haverá ainda uma ambulância para assegurar aos participantes, segurança, tranquilidade e bem-estar. A expectativa dos organizadores é de que mais de mil pessoas participem do movimento que já tem programação definida. A concentração será no Jardim do Ó do dia 21, em direção à Praça Adami, onde haverá momento de reflexão. Antes, no dia 19 haverá um dia de ação recreativa na Praça Camacã, com barracas e diversas atrações para o lazer e informações.
Para a presidente do Núcleo Cuidar, Claudia Alvarindo, que congrega mais de 90 famílias com filhos portadores de deficiência intelectual ou neurológica, o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes é de suma importância. Porque prega os conceitos de inclusão social, serve para reflexão e representa também as reivindicações da classe e da luta pela plena participação da sociedade”, justifica.
Ângela Góes, uma das organizadoras do Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes, complementa que a luta é voltada para a difusão e socialização ampliada de atividades, eventos e ações dedicados à defesa dos direitos humanos de pessoas com deficiência e de todos os cidadãos do Brasil e do mundo. A comemoração ocorre no dia 21 de setembro, por conta do início da primavera e do Dia da Árvore. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)