Profissionais do seguimento turístico de Arembepe e Guarajuba, orla de Camaçari, iniciam, na próxima terça-feira (25/08), as atividades do Programa de Qualificação Empresarial em Turismo – Polo Salvador e Entorno. No primeiro momento, será realizado o seminário Turismo com Qualidade, que vai até o dia 4 de setembro. As capacitações seguem até 2010. Os locais, bem como dia e hora, para a realização dos cursos em Camaçari, serão informados posteriormente.
Para Camaçari, estão disponíveis 110 vagas, 55 para cada localidade. Cada empresa pode ter até dois participantes, devendo ser proprietário ou administrador do local. As inscrições serão feitas por servidores da Secretaria de Turismo (Setur) do Município, que irão até os profissionais para fazer o cadastro de forma presencial. Ao todo, 660 empresas do ramo de hospedagem, alimentos e bebidas, além de operadoras e agências de turismo, empresas de transporte turístico e locadoras de veículos são beneficiadas.
O programa é uma iniciativa do Ministério do Turismo, da Secretaria de Turismo do Estado, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae). A proposta além de melhorar a qualidade da gestão dos negócios, fomenta a competitividade entre os empreendimentos. Além de Camaçari, o Programa de Qualificação Empresarial abrange as localidades de Salvador, Lauro de Freitas, Mata de São João, Praia do Forte, Imbassay, Vera Cruz, Itaparica, e Cachoeira.
PROPOSTA - No cronograma do programa está previsto a realização de seminários com o tema Turismo com Qualidade, que vão abordar as tendências na área de gestão de pessoas, e a importância da qualidade no turismo e da qualificação profissional. O Clube de Excelência do Turismo também será mais ferramenta utilizada para qualificar os profissionais. No clube acontecem encontros entre empreendedores para a troca de experiência, e debater temas como liderança, gestão financeira e de pessoas, legislação trabalhista, marketing e responsabilidade social empresarial.
Outras atividades como o seminário Cooperar para Competir, tratam sobre importância do associativismo e da cultura da cooperação para tornar a atividade turística sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental. Os empresários vão ter ainda a oportunidade de participar do programa da Empretec, que visa desenvolver o comportamento empreendedor.
Centrais de Negócios e Atendimentos individualizados são as duas últimas atividades previstas para o Programa de Qualificação Empresarial em Turismo. A primeira vai apresentar as vantagens e os desafios que há na cooperação empresarial. A segunda cria um plano de melhoria baseado nos princípios da qualidade total, e forma um diagnóstico através de consultorias personalizadas das organizações participantes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)