Completando as negociações iniciadas na última segunda-feira, 17, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu na manhã de ontem, 19, uma comissão de estudantes e sindicalistas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, para avançar nas discussões sobre as propostas apresentadas sobre o sistema de transporte coletivo urbano. Embora, em Decreto publicado na edição de ontem (19) do jornal Diário de Ilhéus, o prefeito já tivesse atendido várias solicitações, a exemplo da extensão do benefício de meia-passagem escolar para alunos de pós-graduação ou matriculados em cursos de graduação à distância e do período de cadastramento, ampliando-o para o ano todo, alunos de escolas públicas, particulares e estudantes da UESC realizaram manifestação fazendo novas reivindicações.
Entre as novas reivindicações apresentadas e acatadas pelo prefeito Newton Lima, destaca-se o direito de acesso do estudante adquirir mensalmente 80 créditos no cartão, independente da quantidade utilizada no período, podendo ser acumulado os créditos não utilizados. Os estudantes ainda reivindicaram o acesso dos que cursam o pré-vestibular e de cursos profissionalizantes ao benefício da meia-passagem, ficando acordado que esse ponto seria posteriormente discutido.
E como forma de ampliar o acesso da sociedade civil organizada nas discussões sobre a implantação do valor anual da tarifa, o prefeito Newton Lima propôs a criação de uma comissão, formada por representantes dos poderes Legislativo, Executivo, das empresas concessionárias, de usuários e do Conselho Municipal de Transporte, o que foi aceito não só pelos representantes dos estudantes e sindicalistas, como também pelos vereadores Alzimário Belmonte e Carmelita Ângela, presentes à reunião.
Na oportunidade, o prefeito fez questão de salientar a sua total abertura para o diálogo com todos os segmentos da sociedade tendo em vista a busca do bem comum, “e fiquem certos que não tenho qualquer tipo de problema em reconhecer equívocos e procurar corrigi-los, como agora o fazemos de maneira democrática e dentro do respeito e da legalidade”, afirmou. Também participaram da reunião o secretário de Governo, José Nazal Pacheco Soub que intermediou as discussões nas reuniões realizadas no início da semana; o secretário de Administração, João Fraga Melo e o chefe de Gabinete, Jorge Bahia. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)