Membros da Comissão Municipal de Enfretamento de Combate à Violência Contra a Mulher (Comevicam) reuniram-se, terça-feira (18), na Secretaria de Assistência Social (SAS), localizada no Centro Administrativo Municipal. O encontro teve o objetivo de apresentar os membros da comissão e discutir as 30 propostas do plano de ação. Durante a reunião, a presidente da Comevicam e chefe da Divisão de Combate à Violência Contra a Mulher, Alzira Marques, apresentou o regimento interno e as políticas públicas destinadas a proteção da mulher, além de destacar uma série de diretrizes para ser implantados na busca de reduzir o índice de violência.
Segundo Alzira Marques, entre as propostas apresentadas foi escolhida uma linha de atuação para combate imediato desta problemática. Assim as primeiras ações do grupo serão: o intercâmbio com as escolas de Itabuna; a popularização, aplicação e esclarecimento a respeito da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006); desenvolvimento da Campanha número 100 para motivar as pessoas a denunciarem as agressões utilizando o telefone que disponibiliza os serviços da Delegacia de Proteção à Mulher e a capacitação profissional, com a criação de núcleos que vão oferecer aulas de artesanato.
Com o intuito de melhor organizar a rede de enfretamento de combate à violência contra a mulher, foi marcada uma reunião na SAS no dia 2 de setembro, quando os membros da Comevidam conhecerão suas atribuições para o desenvolvimento das atividades. Inserido no Departamento de Proteção Especial da SAS, o trabalho de proteção à mulher conta com a participação de representantes de organizações governamentais e não-governamentais, sociedade civil, órgãos públicos, movimentos de mulheres e feministas, com atuação também dos conselhos estadual e municipal de direitos das mulheres. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)