Objetivando o desenvolvimento da consciência ecológica entre os alunos da rede municipal de ensino, o Programa Despertar foi reativado em Itororó com a realização de um Seminário voltado para professores da zona rural. O evento aconteceu nos últimos dias 29 e 30, na Câmara de Vereadores. Coordenada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a iniciativa contou com o apoio das Secretarias de Educação; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; de Cultura, Turismo e Meio Ambiente. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) também foi um dos colaboradores da ação que atendeu cerca de 40 professores.
O prefeito Adroaldo Almeida foi um dos convidados da abertura do Seminário que marcou a reativação do Programa Despertar em Itororó. Em seu discurso, ele ressaltou a importância de investir na formação dos cidadãos. “O material humano é nossa maior riqueza. Por isso, devemos capacitá-lo para que estejam aptos a cuidar do nosso Meio Ambiente”, afirmou o chefe do executivo municipal.
A capacitação dos professores de Itororó teve a carga de 16 horas/aula. Os temas trabalhados integram as metas do Programa Despertar, como Meio Ambiente, Cidadania, Saúde, Ética, Trabalho e Consumo A secretária de Educação, Cláudia Pinheiro, declarou que, através desse seminário, os educadores estarão prontos para ajudar a ampliar os horizontes de crianças e jovens da zona rural para defesa da sociedade e preservação ambiental. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó)