Oito Municípios brasileiros concorrem ao prêmio de cidades digitais

Oito Municípios brasileiros estão concorrendo ao VI Prêmio Iberoamericano de Cidades Digitais, que destaca Municipios que utilizaram Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) para o desenvolvimento local no âmbito econômico, educacional, social ou cultural. O Brasil ocupa o segundo lugar em número de concorrentes. O total de candidaturas foi de 48 Municípios do Caribe e da América Latina.


As práticas dos Municípios premiados serão apresentadas no X Encontro Iberoamericano de Cidades Digitais, nos dias 14 e 15 de julho, em Veracruz, no México. Além disto, os ganhadores receberão duas ferramentas tecnológicas para auxiliar a administração local. A primeira é o Governo Electrônico, desenvolvida pela Secretaria Executiva para o Desenvolvimento Integral (SEDI) – órgão da Organização de Estados Americanos (OEA) -e a segunda é a plataforma Avança Local, idealizada pelo governo da Espanha.

Representantes do governo da Argentina, Canadá, Espanha, Guatemala, da SEDI e especialistas em governo eletrônico do Brasil, México, Paraguai e Uruguai julgarão quais os projetos merecem receber o prêmio. O resultado é previsto para o final de maio de 2009.

Projetos - A novidade desta edição do prêmio é a categoria especial de e-inclusão e e-segurança, que destaca projetos de proteção civil, polícia local ou nacional, regulação de tráfico e segurança cidadã. Dois municípios serão premiados neste requisito, e três em Cidade Digital por porte - grande, média e pequena, somando cinco premiações.
Além de participar do encontro, os municípios premiados farão parte de excursão para conhecer as melhores práticas mexicanas em matéria de cidades digitais. Estão previstos, por exemplo, visita à prefeitura de Mérida, para conhecer como estão se desenvolvendo as práticas de cidades digitais em municípios medianos, e também visita a um laboratório de tecnologia e inovação telefônica, no Distrito Federal mexicano.

Visão da CNM - Participar de prêmios internacionais dá visibilidade ao município, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade acredita que este tipo de premiação funciona como excelente recurso de marketing urbano e de atração de investimentos tanto nacionais como internacionais. A participação em encontros e a apresentação de experiências bem sucedidas também é uma forma de compartilhar as boas práticas com outros municípios não só do Brasil mas de todo o mundo.

Para a CNM, a premiação maior é o título de ganhador do Iberoamericano de Cidades Digitais que os Municípios receberão, pois, isso representa resultados positivos obtidos por meio de boa administração por parte dos gestores municipais. (Fonte: CNM)