Promover a melhoria da qualidade de vida da população que habita, hoje, um verdadeiro cinturão de miséria na periferia da cidade é um dos desafios enfrentados por toda a comunidade. A frase foi dita pelo prefeito Capitão Azevedo, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Rede Bahia, que foi gerado, terça-feira (5), em Itabuna, e transmitido ao vivo pela TV Santa Cruz para todo o estado. O programa foi apresentado pelo jornalista Genildo Lavinsky e contou com a participação do promotor público Clodoaldo Anunciação e do presidente da OAB, Oduvaldo Carvalho.
Durante o programa, foram discutidos os principais obstáculos enfrentados pelo município, a exemplo das deficiências na saúde, da falta de infraestrutura e do elevado nível de desemprego. “Estamos atentos a todos esses problemas causados pelo crescimento desordenado da cidade e que se arrastam há mais de 20 anos, acarretando transtornos crônicos à cidade e à população”, ressalta o prefeito Capitão Azevedo.
O prefeito defendeu a implementação de políticas de inclusão social e acredita que a atração de mais empresas significa a incorporação de mais investimentos, que vão por conseqüência diminuir o desemprego, com reflexos na diminuição da própria violência urbana. Para Azevedo outra preocupação é com relação à questão ambiental, que visa tornar Itabuna uma cidade mais humana, justa e melhor para viver.
O Capitão Azevedo comentou ainda sobre as dificuldades orçamentárias e financeiras encontradas e informou que o governo municipal está realizando um amplo diagnóstico na cidade, com o objetivo de solucionar os problemas. “Estamos mantendo um diálogo permanente com o Ministério Público e outras instituições da comunidade, sempre agindo com transparência, disponibilizando informações sobre projetos e prestando contas de nossas ações à sociedade”, concluiu o prefeito.
Segundo o promotor público, Clodoaldo Anunciação, Itabuna passa por determinados transtornos e que precisam ser enfrentados com esforço e determinação. Ele frisou o trabalho do Ministério Público, que vem levantando os problemas e notificando o Poder Público Municipal, num esforço conjunto para reverter esse quadro de dificuldades. “Temos problemas, mas também temos áreas de destaque, a exemplo da educação, que vem produzindo excelentes resultados”, ressaltou o promotor.
Para o presidente da OAB e coordenador do Grupo de Ação Comunitária (GAC), Oduvaldo Carvalho, Itabuna sempre foi considerada referência no estado como um pólo de desenvolvimento regional. Citando como exemplo o caso da saúde, ele lembra que em determinadas especialidades a cidade se destaca na prestação de serviços, e acredita que apesar dos problemas decorrentes do descredenciamento da gestão plena do SUS, o controle dos serviços deve voltar ao comando do Município no mais curto espaço de tempo possível. “Itabuna é uma cidade pujante e seu povo sempre soube dar a volta por cima, e não vai ser agora que será diferente”, pontuou o dirigente do GAC. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)