“Itabuna já é uma referência regional em educação, saúde e comércio e o turismo de negócio também pode ser transformar num pólo, é só uma questão de tempo e união de forças”, afirma o administrador de empresas e professor da Unime, Karim Harfush, um dos palestrantes no I Seminário do Trade Turístico de Itabuna, promovido pela Secretaria de Indústria e Comércio de Itabuna, na terça-feira, 5. Karim falou sobre a importância do Turismo de Negócio no Crescimento Sustentável.
O professor afirma que a história do turismo de negócios se confunde com a história de Itabuna quando seus primeiros habitantes já praticavam o mercantilismo. Ele lembra que o turismo de negócios traz três vezes mais lucros do que o turismo comum, segundo a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).
O professor da Unime, Paulo Peixinho, outro palestrante do evento que falou sobre o Turismo de Eventos e Negócios, também é de opinião que Itabuna tem vocação para esse importante segmento. “O que falta é ação coordenada e o seminário pode ser o começo da semente plantada e o repensar o turismo no município”. A última palestra foi da secretária de Turismo da Prefeitura de Itacaré, Diana Quadros, que destacou a Motivação do Trade Turístico com a participação pública e privada.
O secretário de Indústria e Comércio de Itabuna, Carlos Leahy, ressaltou a importância do seminário como forma de oportunizar discussões e envolver empresários locais no desenvolvimento do turismo de eventos e negócios. “Precisamos aproveitar não só o reconhecimento do município como uma cidade de turismo de negócios e no cenário baiano como também seu grande potencia”, disse o secretário.
Carlos Leahy ressalta que o seminário é apenas o inicio das ações determinadas pelo prefeito Capitão Azevedo, rumo ao desenvolvimento social e econômico de Itabuna. “A meta é transformar o município num grande pólo de turismo de eventos”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)