Novas escolas serão beneficiadas com laboratórios de informática em Ilhéus

Até o início de 2010, mais 27 unidades escolares do município (18 na sede e 9 na zona rural) serão beneficiadas pelo Programa Nacional de Informática na Educação, do Governo Federal. A proposta do programa, que distribui laboratórios de informática para escolas da rede pública de ensino, é elevar o grau de inclusão digital e a própria melhoria dos índices de aproveitamento do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Estimulada pelo prefeito Newton Lima, a adesão do governo municipal, através da Secretaria de Educação, possibilitou a ampliação do número de escolas favorecidas, realidade que já está beneficiando centenas de estudantes.

Segundo o secretário de Educação, professor Sebastião Maciel, o município de Ilhéus, até 2007, contava com apenas 7 unidades beneficiadas pelo Programa Nacional de Informática na Educação. “A partir do ano passado, entretanto, este número aumentou para 12, sendo 9 escolas na zona urbana e 3 na zona rural”, enfatiza, lembrando que, em 2010, Ilhéus totalizará 39 escolas beneficiadas pelo Programa.
Além do mobiliário necessário, o Ministério da Educação distribuirá para as escolas da zona rural 5 computadores e 1 impressora. Já para as unidades da zona urbana, 10 computadores, 1 impressora e 1 roteador wireless. Cabe à Prefeitura Municipal oferecer a infra-estrutura necessária para a instalação dos equipamentos.
Novas tecnologias - Escolas municipais como as do Banco da Vitória e da Princesa Isabel, na sede, e do Castelo Novo e Santo Antônio, no interior, já receberam seus laboratórios. Até 2010, as unidades da zona urbana serão beneficiadas também com conexão à internet por meio do Programa Banda Larga. Este serviço será gratuito até o ano de 2025. “O laboratório de informática, como ferramenta educacional, possibilita uma nova maneira de ensinar e aprender, oportunizando a toda a comunidade escolar o acesso às novas tecnologias, sempre no âmbito de uma ação global interativa de comunicação e inclusão digital”, comenta o secretário de Educação, Sebastião Maciel. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)