Itabuna terá cirurgia bariátrica pelo SUS

Itabuna será a primeira cidade do interior da Bahia a realizar cirurgia bariátrica pelo SUS. No estado, apenas Salvador funcionava como referência nessa área e uma cirurgia particular custa em torno de R$ 25 mil, o que tornava o procedimento inacessível para pacientes de obesidade mórbida de famílias carentes da região. Inicialmente, serão realizadas cerca de 20 cirurgias por mês e as cotas serão distribuídas pela Central de Regulação da Secretaria Municipal da Saúde. O credenciamento foi concedido ao Hospital Calixto Midlej Filho, através da equipe coordenada pelo médico Fabrício Messias Cardoso.


O secretário de Saúde, Antônio Vieira, considera muito importante a incorporação desse tipo de cirurgia pelo SUS, porque a obesidade mórbida implica em vários problemas de saúde para o paciente e isso era necessário em Itabuna, que sempre foi um grande polo de serviços na medicina. Ele explica também que a realização desse tipo de cirurgia foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna com o Governo do Estado. Vieira anunciou, ainda, que duas vezes na semana, na Policlínica 2 de Julho, uma equipe integrada por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, anestesistas e cirurgiões realiza o atendimento a pessoas da comunidade. “Sei que vamos salvar vidas, pois muita gente não tinha acesso à cirurgia, porque era um procedimento muito caro e que agora está acessível a todos”, ressaltou.

O que é - A cirurgia Bariátrica é aplicada para a redução de estômago em pacientes com histórico reconhecido de obesidade mórbida. A sua realização, porém, obedece a todo um protocolo do SUS para avaliar estes pacientes a serem submetidos à cirurgia. Esse procedimento é recomendado para pacientes com sobrepeso e a quem a obesidade cause alguma outra doença, como hipertensão ou diabetes, por isso mesmo o SUS recomenda uma criteriosa avaliação das condições do paciente que dura em média 30 dias. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)