Posse dos primeiros conselheiros marca história da Cultura em Lauro de Freitas

Fruto de dois anos de trabalho e participação popular em assembléias e eleição, o Conselho Municipal de Cultura empossou os 22 membros e três suplentes eleitos num universo de 300 candidatos. Na solenidade, ocorrida no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, a prefeita Moema Gramacho destacou a importância da entidade para toda sociedade e entregou à representante da Secretaria Estadual de Cultura, Saliha Hashid, um protocolo de intenções em que o município se compromete a cumprir as metas para ser incluído no Sistema Estadual de Cultura.


O Conselho de Cultura é formado por membros dos diversos segmentos artísticos e sociais locais e de representantes dos poderes públicos, com atribuições deliberativas, normativas, consultivas e de fiscalização. Ferramenta fundamental para gestão e valorização da cultura, de acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Antônio Lírio, a posse dos conselheiros representa um marco na história do município. “Hoje de fato a cultura vai andar com suas próprias pernas”, acredita o secretário que também é ator.

Moema lamentou que o município historicamente tenha vivido em situação de emergência constante e, por isso, cultura, esporte e lazer foram sempre vistos como secundários diante de demandas como segurança, saúde, saneamento e alimentação. Na divisão do bolo orçamentário, lembra Moema, a cultura fica sempre com a menor parte. “Mas o pouco que conseguimos é investido na busca do que podemos fazer da melhor forma possível”, conta a prefeita.

A transversalidade no trabalho das secretarias em seu governo foi citada pela prefeita para colocar cultura não como “coisa isolada” mas parte importante do processo. “Como uma orquestra, precisamos sentir que todos os instrumentos estão afinados e interligados com os outros, em harmonia”, compara Moema, relatando as principais ações de culturas desenvolvidas, da criação do Pólo de Capoeira ao resgate da cultura afro-brasileira predominante no município através do incentivo e apoio a ações e grupos populares, como Bankoma, Zambiã, Sambadeiras de Quingoma.

E ainda a Casa do Artesanato, a criação de lei municipal que colocou a capoeira no currículo escolar, além do resgate da festa de São João, de grupos de Bumba Meu Boi e Terno de Reis. Ela destacou ações como o Pronasci, que visam estimular jovens a praticarem esportes e atividades artísticas, mantendo-os afastados da marginalização e do consumo de drogas.

Ao final, Moema empossou os membros do conselho, recomendo a alternância na presidência da entidade paritária entre representantes dos poderes públicos e privados. “Sempre defendi, desde que fui sindicalista e sempre serei, a alternância na presidência dos conselhos”, explica Moema, argumentando que essa é a condição precípua para manutenção da sua legitimidade democrática.

Membros do Conselho - Representantes da sociedade civil: Tássio S.Cardoso – Literatura, Nelcy Piaggio de Oliveira Freitas – Artesanato, Coriolano Oliveira Filho – Comunidades Tradicionais, Thais Rodrigues Podleskis – Artes Plásticas e Fotografia, Rejane Pereira Rodrigues – Cultura Popular, Lucilene de Oliveira Almeida – Dança, Ricardo André Souza Dias Vieira – Música, Fábio Pereira Barros – Teatro, Alfredo Martins dos Santos Júnior – Audiovisual e Cultura Digital, Raimundo Nonato das Neves - Patrimônio Cultural, Sebastião Edson de Jesus Crispim e Ilda Loureiro da Silva – suplentes.

Empresários estão representados pela Associação Comercial, Industrial, de Agronegócios e Clubes de Serviço de Lauro de Freitas que indicou Roberto Shorts. Órgãos do poder público do município com assento no Conselho serão representados por servidores indicados: Apio Vinagre - Secretaria de Governo, Artemio da Luz - Secretaria de Educação, Germano Andrade Ladeira - Secretaria de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cibele Isaura dos Santos - Secretaria da Saúde, Célia Lopes dos Santos - Secretaria de Políticas para Mulheres, Carlos Ventura, Emanuela Ferreira, Jefferson Freire, Gildásio Freitas e Henrique Queiroz - Secretaria de Cultura e Turismo. A Câmara Municipal será representada pelo vereador Lula Maciel. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)