Secretaria de Saúde de Juazeiro acusa redução na infestação da dengue e realiza mais um mutirão

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (SMS) realiza mais um mutirão contra dengue neste sábado (16), das 8h às 12 h. O próximo bairro beneficiado com as ações educativas e de combate à doença será o Antônio Conselheiro, que receberá as atividades de prevenção para diminuir o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da doença) registrado atualmente em 8,8%. A equipe do setor de endemias realiza bimestralmente pesquisas prediais em toda a cidade. No II Ciclo (de março a abril), houve redução nos bairros onde o mutirão foi realizado, assim conta o coordenador de endemias, Edésio dos Santos.


No João Paulo II, que no I Ciclo estava com índice de 8,5% caiu para 5,7% na última pesquisa predial, ocupando agora o segundo lugar de maior incidência. O bairro Itaberaba (terceiro lugar), alvo dos trabalhos intensos da Secretaria de Saúde de Juazeiro no combate a Dengue, também registrou queda de 5% para 4,3%. “Ficamos felizes com o aprendizado da população, que está começando a entender seu papel na luta contra a dengue. As chuvas continuam a cair e precisamos erradicar os possíveis focos do mosquito transmissor em outros locais, que também precisam receber orientações para que a comunidade contribua com nosso trabalho e evite uma possível epidemia”, salientou.

A equipe dos agentes de endemias e de saúde vai percorrer todas as ruas do Antônio Conselheiro e visitar cada casa distribuindo panfletos e orientando a população com relação aos possíveis focos do mosquito transmissor da doença. A Unidade de Saúde da Família do CAIC será o ponto de apoio do trabalho dos profissionais que não medirão esforços e sairão pelas ruas recolhendo lixo e intensificando as ações contra a dengue.

O coordenador comenta ainda que o bairro acusa índice de infestação mais alto devido ao número maior de pessoas que trabalham com lixo reciclável. “Os moradores acabam colocando garrafas no muro das residências e atraindo focos do mosquito Aedes Aegypti”, e acrescenta que a situação de Juazeiro está controlada. Até o momento, segundo Santos, foram notificados 277 casos da dengue e apenas 12 confirmados de dengue clássica.

O coordenador informa que todos devem fazer sua parte. “Vamos passar pelos bairros com maiores índices de infestação, mas é preciso que a comunidade ajude limpando suas casas, fechando as caixas d´água, e retirando todos os locais que possam representar problemas com a doença”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)