Sessão Especial na Câmara de Poções Homenageia o Dia da Mulher

Ao som de Lucas Rocha, voz e violão, que cantou com a platéia; da Escola de Bailado Só Pra Dança, do professor João Paulo, que apresentou a mensagem Força e Coragem a todas as mulheres e a dança do ventre, com as alunas Iasmim e Daniele; e um plenário completamente lotado, com autoridades e representações femininas de diversas entidades do município, foi realizado sexta feira (06) na Câmara de Vereadores de Poções, uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, proposto pelo Vereador João Bonfim (PT). "Hoje é o dia das mulheres e homens refletirem sobre conquistas, de avaliar os progressos e de estabelecer novas metas para a luta pela equidade de gênero, a lei Maria da Penha não deve ficar só no papel e todos devemos lutar e a mulher não ter medo de denunciar, a lei veio para proteger vocês", frisou o vereador Bonfim.

Relembrando que o dia 8 de março é dedicado ao dia da mulher, em Nova Iorque, no ano de 1857, operárias que protestavam contra as más condições de trabalho e redução dos salários foram trancadas e queimadas vivas na própria fábrica, é um dia para expressar respeito e consideração à mulher.
HOMENAGENS - A luta pelo trabalho, salário igual e a igualdade em vários aspectos, não podem ser ignorados, apesar de viver lado a lado com o homem, palavras da vereadora Ziza; Para o vereador Otoniel, não só o respeito à lei, o cumprimento dela é um dever a seguir. “Devemos abrir o espaço e por fim a discriminação”; O vereador Nelsão, disse que o direito da mulher nunca deveria ser cortado por mais simples que seja.
O Tenente Eleckson explicou que a violência contra a mulher é constante e enquanto a mulher deixar nada vai impedir, nem mesmo a lei, é preciso que a mulher ao denunciar a agressão continue afirmando, pois as autoridades vão protegê-la e ampará-la; Santinha disse que todo dia se depara com o sofrimento da mulher, principalmente as mais carentes; Para o sargento do Tiro de Guerra, Isaias Alves Santos, o serviço militar ainda não é obrigatório, mas o Exército Brasileiro tem em seus quadros diversos, a força da mulher e está mulher não deve ter medo de denunciar, use a lei e confie nas autoridades.
“Nada mais justo do que falar do valor da mulher”. Disse Vanda Mascarenhas, não devemos esquecer da luta diária, da vigilância permanente e da denúncia com responsabilidade, o alerta começa na família, escola e no trabalho; Segundo o Capitão Cabral, a mulher receia a prestar a queixa e quando presta, fica com medo e até defende o agressor, mesmo as que conhecem a lei e os seus direitos. Para Lucineide Santos Dias, Secretária de Educação, a lei existe, mas falta apoio complementar, como casa de acolhimento para a mulher, defensores públicos e ajuda a família em todos os sentidos. “A mulher é humilhada e tratada como objeto de complemento do homem, isso precisa acabar e o mais rápido possível, e com a organização da mulher chegaremos ao desejado”. Outro ponto importante destacado foi citado pela Diretora da APLB Sindicato, Maria José, diz respeito ao abatimento moral da mulher, professores são ameaçados na sala de aula por aluno, e citou: “com a união, força e coragem, vernceremos, a mulher é redobrável, eu sou mulher, eu consigo e eu corro atrás”, concluiu.
O prefeito Luciano Araújo Mascarenhas, apresentou dados mostrando que o homem ganha em média 35% a mais que as mulheres, desempenhando a mesma função, “nosso governo vem estudando as formas da igualdade e eu vou me empenhar ao máximo para o cumprimento da Lei Maria da Penha no município”, Concluiu Luciano.
A mesa diretora da Câmara de Vereadores de Poções escolheu entre as mulheres da comunidade para homenagear com um buquê de flores: Dona Pequena representada pela neta Railza e as professoras, Palmira, Rosângela Cunha e Carolina (Kalu).(Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).