Dia Internacional da Mulher foi comemorado em Itabuna

Reverenciar a comunidade feminina de Itabuna e da região, pelo Dia Internacional da Mulher, proporcionando acesso a serviços de saúde, orientação sobre os direitos e às leis de proteção a integridade física e moral, além de informações em relação aos programas sociais desenvolvidos no município. Foi com este objetivo que a Secretaria de Assistência Sócia (SAS) e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) se uniram para a realização da Feira da Mulher, no último sábado (dia 7).

Em estandes instalados na Praça José Bastos os organizadores, juntamente com voluntários, assistentes sociais, estudantes e professores, acolheram centenas de mulheres proporcionando momentos de cuidados com a beleza e com a saúde. Representando o prefeito José Nilton de Azevedo Leal na solenidade de abertura da feira, a procuradora geral do município de Itabuna, Juliana Burgos, enfatizou o papel da mulher no atual contexto da história.
“A grande força responsável não só pela existência individual, mas, também pela existência coletiva, o mundo artificial a quem chamamos cultura, pois a mulher repassa a sua prole os valores, ideais e conhecimentos responsáveis pela organização social”, frisou Juliana. Referindo-se ao acontecimento histórico de 8 de Março de 1875, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher.
“O que ora celebramos é, apenas, mas uma etapa da luta que se prolonga ainda em nossos dias e conotamos que esta data representa um passo significativo, na luta da mulher pela reconquista do seu papel na existência”, contextualizou a procuradora. Ao lado do diretor geral da FTC, professor Cristiano Lôbo, a diretora acadêmica da Faculdade, professora Raildes Pereira, enfatizou os avanços conquistados pela comunidade feminina neste nas últimas décadas, mas lembrou que ainda hoje a mulher é descriminada em seus direitos básicos.
“Passo a passo, a mulher sai da condição de minoria, mas precisar continuar lutando pela sua emancipação e fazendo diferença no curso de história”, afirmou a professora. Raildes disse ainda que a FTC estará sempre contribuindo para que as mulheres possam conquistar e reafirmar os seus direitos.
Serviços - Os serviços de saúde, avaliação e orientação nutricional, corte de cabelo e manicure, foram dos mais disputados pelo público feminino, bem como por alguns homens que também aproveitaram a oportunidade de contar com uma diversidade de atendimentos oferecidos gratuitamente. Em parceria com a Secretaria de Saúde, os participantes tiveram acesso à atendimento nos serviços de prevenção do câncer, do Centro de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (Cread). O espaço destinado ao curso de Fisioterapia da FTC também foi muito disputado pela comunidade feminina.
Além de levar atendimento nas áreas do Bolsa Família, AABB Comunidade, Projovem, Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Ei! Mamãe e Assistência à Melhor Idade, a Secretaria de Assistência Social distribuiu para as mulheres flores e lembranças confeccionadas em oficinas dos programas sociais.
Também presentes na Feira da Mulher, O Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa) e a Coordenação Municipal DST/Aids trabalharam a reflexão sobre os direitos e a sexualidade das mulheres que vivem com HIV. A programação foi desenvolvida das 8 às 17 horas e contou ainda com orientações sobre aleitamento materno e planejamento familiar, além de atendimentos na área jurídica com a participação do Núcleo de Prática Jurídica da FTC e a Defensoria Pública Estadual. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).