Camaçari terá Plano Diretor de Trânsito

Camaçari caminha rapidamente para a resolução dos problemas de trânsito. Atualmente, estão sendo realizadas as ações emergenciais para resolver os principais conflitos de trânsito, especialmente no Centro da cidade, de forma simples e rápida. As medidas em andamento são ações preparatórias para a elaboração de um Plano Diretor de Trânsito e Transportes Urbanos, a ser criado ainda este ano.


Já estão sendo realizadas as obras para construção de três novas passagens de nível sobre a linha férrea e recuperação das duas existentes, intervenção que integra o Plano de Ação Imediata de Trânsito (Pait). A previsão é de que as mudanças planejadas sejam concluídas até junho. O Pait foi elaborado por Francisco Moreno, consultor contratado pela Prefeitura, que em reunião com o secretário de Governo, Francisco Franco e o superintendente de Trânsito e Transporte, João de Araújo falou da importância do Pait.

De acordo com o consultor, para a elaboração do plano foram necessários quatro meses de pesquisa. “A idéia foi olhar as áreas de conflito, ver onde estavam os gargalos e propor soluções de implantação rápida, a serem feitas em etapas, para resolver os problemas existentes no Município sem trazer muitos transtornos”.

Na avaliação de Francisco Moreno, o problema em Camaçari é estrutural por conta do trilho que passa no Centro e cria a segregação da cidade. Com as novas passagens de nível e a recuperação das existentes, o centro passa a contar com cinco passagens, ao invés de duas, o que aumenta as possibilidades de travessia entre um lado e outro da cidade e, consequentemente, vai desafogar o trânsito na região.

Concluídas as travessias, serão implantadas as modificações no trânsito com a troca de algumas mãos para adequar às novas passagens de nível sobre a linha férrea. A Avenida Eixo Urbano Central, no Centro, por exemplo, passa a ter mão única em cada sentido, medida que acaba com a mão dupla nas pistas. Além do Centro, o Pait vai beneficiar o bairro dos 46, Avenida Jorge Amado, na sede, Jauá e Arembepe, orla do Município. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).