Prefeitura cria espaço para ações sócio culturais dos jovens

A juventude itabunense terá vez e voz e um estreito relacionamento entre o governo municipal e a sociedade, visando uma melhor efetivação e execuções de políticas públicas voltadas para as ações sócio-culturais. Foi com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Assistência Social criou o Departamento da Juventude (DJ) que está incluindo no plano de governo do prefeito capitão Azevedo. O prefeito lembra que o governo dele é feito com a participação popular.


Desde quando foi criado, o departamento que tem cadastrado jovens da periferia da cidade, promove quinzenalmente encontros no Centro de Cultura Adonias Filho e no CSU com a participação de líderes estudantis e comunitários e com organizações não governamentais visando a discussão, execução e avaliação de programas voltados para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida do jovem através de cursos de formação profissional e de combate às drogas e à violência.

Entre as realizações do departamento estão a promoção de uma série de cursos técnicos através de convênios entre a Prefeitura, Senai, Senac e CIEE e ainda a reativação de grêmios estudantis nas escolas municipais e estaduais. É pretensão ainda do DJ criar o Conselho Municipal da Juventude, facilitando a comunicação da sociedade e do governo municipal, a fim de que os direitos e deveres dos jovens sejam levados ao conhecimento de todos.

O chefe do Departamento da Juventude, Luiz Sérgio Fontes Avelar, que também é presidente da Força Jovem Itabunense informou que os cursos técnicos direcionados aos jovens são gratuitos e de curta duração, mas que garantem a formação profissional da juventude.

O secretário de Assistência Social Antônio Formigli Rebouças defende a qualificação da mão de obra afirmando que este é um dos caminhos mais seguros para a geração de emprego e renda. Esta também, segundo lembra o secretário é uma das principais propostas de governo do prefeito Capitão Azevedo que tem renovado parcerias com outras instituições para a realização de cursos profissionalizantes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).