Cultura de Alagoinhas homenageia o prefeito

O prefeito Paulo Cezar recebeu o Troféu Nilson Mendes na noite de sexta-feira, 06, na Biblioteca Pública Municipal pela sua participação nas comemorações dos 30 Anos do Movimento Cultural Organizado em Alagoinhas. A homenagem foi prestada pela Fundação Iraci Gama de Cultura – FIGAM - que há anos luta pelo resgate da história cultural da cidade, insistindo na tese de valorização do patrimônio cultural, artístico, arquitetônico e natural.

Diversas outras personalidades foram agraciados com o Troféu Nilson Mendes, funcionário da Fundação Cultural do Estado da Bahia e que vem colaborando com a cultura de Alagoinhas desde a I Amostra de Arte, em 1978. Ao receber o troféu das mãos do presidente da fundação, Chico Reis, o prefeito Paulo Cezar disse que não abandonará a cultura do município e que, tanto a FIGAM, como qualquer outra entidade, pode procurá-lo no gabinete. “Eu tenho escutado as pessoas e elas pedem o resgate da cultura em Alagoinhas”.

Criticou o desleixo da última gestão pública com a estação ferroviária, a Feira do Pau e Mercado do Artesão e disse que a cultura está ao lado da educação e da saúde como setores prioritários. Garantiu uma reunião com várias entidades culturais para traçar planos para a cultura em Alagoinhas. “? importante definirmos metas para que as nossas manifestações artísticas tenham apoio e ampla divulgação”, comentou.

Chico Reis agradeceu a presença do prefeito, afirmando que há muitos anos a cultura de Alagoinhas não sentia a proximidade do poder público. Também receberam o troféu os secretários João Rabelo (Governo) e Luiz Ornelas, de Cultura, Esporte e Lazer. O evento contou com palestra de Gilson Vieira, do Movimento Ver o Trem, e de apresentação musical do grupo formado pelos artistas Gereba, Kauca, Alípio e Ricardo, conhecidos como “poetas do povo”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas).