Seminário discutirá recuperação da bacia do rio Cachoeira

A preocupação do governo municipal com a questão ambiental e a realização ainda nos próximos meses de um seminário de caráter regional para discutir a proposta da recuperação da Bacia do Cachoeira, foi a tônica de um encontro ontem, dia 25, de técnicos e ambientalistas com a arquiteta Maria Cecília Korski, na sala de convenções do Tarik Fontes Plaza Hotel. O evento foi promovido conjuntamente pela Emasa e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.


Como representante do prefeito Capitão Azevedo, o chefe de gabinete Ivann Montenegro destacou que a questão da proteção dos recursos naturais e meio ambiente é uma prioridade na agenda da administração municipal. Ele disse ainda, que a ação do governo terá como foco a conscientização da população através de um trabalho de educação ambiental.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino Oliveira além de priorizar a questão ambiental o governo municipal tornou Itabuna uma referência nacional no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): “Na reforma administrativa implementada pelo prefeito Azevedo, a secretaria de agricultura incorporou a divisão de Meio Ambiente, o que fortalece e amplia a sua atuação institucional”.

O presidente da Emasa, Alfredo Melo destacou que a questão ambiental é uma prioridade em função da importância da água para a sobrevivência humana. Anunciou que empresa está investindo num projeto de melhoria do sistema de captação e estão em ritmo acelerado as obras da ampliação da Estação do São Lourenço, que poderá operar com capacidade para 900 litros por segundo.

A diretora da Divisão de Meio Ambiente, Maria Luzia Melo considera que a palestra da arquiteta Maria Cecília Gorski foi um reforço ao debate ambiental e esse é um desafio urgente, o qual terá de ser enfrentado com a participação e o apoio da comunidade: “O projeto tem um custo elevado, mas as dificuldades poderão ser superadas com a captação de recursos e com a união de ações entre governos municipais, estado e a própria iniciativa privada”. Acredita que os primeiros resultados estarão sendo colhidos ainda no próximo ano, no centenário de Itabuna. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).