Hoje no Espaço Unibanco de Cinema tem lançamento: Bahia, um estado d´alma

Para comemorar os 460 anos de fundação da cidade de Salvador, o jornalista e pesquisador Gutemberg Cruz lança nesta quinta feira, dia 26, no Espaço Cultural Unibanco (Galeria do Livro) Cinema Glauber Rocha (Praça Castro Alves) a partir das 18h30min o livro “Bahia, um estado d´alma”. Capa e contra capa com ilustração do artista gráfico Wilton Bernardo. O livro está à venda nas livrarias: LDM (Livraria Multicampi, Piedade), Galeria do Livro (Espaço Cultural Unibanco na Praça Castro Alves e Boulevard 161, Itaigara) e Pérola Negra (Canela). A jornalista Cathyanne Rodriguez no prefácio informa: “A Bahia é um estado d’alma. (...). Não faz diferença que o baiano more em Paris ou Grécia, num casarão vitoriano ou num apartamento modernista, a Bahia o habita. Assim, a Bahia é onipresente. Cada um a carrega vida afora à sua maneira. Cada um tem a sua Bahia.. É assim que Gutemberg Cruz inicia sua obra: com emoção e simplicidade. E isso é recorrente ao longo de cada capítulo. Mesmo aquele que nunca foi a Bahia, sente-se caminhando por entre as descrições sensoriais do autor. Mais do que puro e simplesmente ler um livro, passeia-se pelo barroco, pelos becos escuros, pelos mistérios, encantos, sons, cheiros, imagens, sensações e emoções da Bahia”.


“Além de conhecer a Bahia, o autor presenteia o leitor ainda com o desvendamento de mitos, lendas e curiosidades desta terra. Uma das lendas que corre mundo afora é de que Salvador possui 365 igrejas, uma para cada dia do ano. O autor, sabiamente não desmitifica isso dando o número exato de igrejas, ele faz melhor: elucida a razão pela qual a capital baiana ostenta tantas basílicas e templos religiosos. Segundo ele, a disposição dos baianos para a festa, as transgressões e o caráter lascivo foram motivos suficientes para que nossos colonizadores erguessem tantas igrejas: para que as pessoas confessassem seus pecados. E tome igreja em cada esquina!”

No passeio pela Bahia, Gutemberg mostra a identidade visual de muitos municípios como Porto Seguro, a cidade monumento, Caravelas e o Arquipélago de Abrolhos, Ilhéus a terra dos romances de Amado, Itacaré ótima para o surf, Canavieiras a capital do caranguejo, Valença terra do camarão, Mucugê e o cemitério bizantino, Abaíra e sua boa cachaça, Iraquara cidade das grutas, Lençóis a capital do diamante, Paulo Afonso a terra dos esportes radicais, Juazeiro a capital da irrigação, Tucano e suas águas minerais, Monte Santo a terra dos peregrinos, Barreiras a capital da soja e Bom Jesus da Lapa a cidade santuário, da fé.