Casa Jorge Amado registra mais 15 mil visitas durante o Verão

Boa parte dos turistas e dos cruzeiristas que visitaram Ilhéus durante o verão fizeram questão de conhecer ou retornar à residência onde o escritor Jorge Amado passou parte de sua infância. Prova disso, foi o grande número de assinaturas registrado no livro de visitas da Casa de Cultura Jorge Amado durante os meses de dezembro de 2008 e janeiro e fevereiro deste ano, período em que mais de 15 mil pessoas passaram pela casa. Construída em 1928 pelo pai do escritor, a Casa já se tornou um dos pontos de maior visitação da cidade.


Ao todo, 16.611 turistas registraram sua presença ao entrar na casa, que além de abrigar artigos pessoais do escritor e de sua família, possui ainda exemplares de várias obras de Jorge Amado, inclusive cópias traduzidas para mais de 50 idiomas. Lá também podem ser encontradas peças do vestuário de Jorge Amado, além de objetos pessoais doados por familiares, além de fotografias do escritor com sua esposa, a também escritora Zélia Gattai, e com seus filhos, além de diversas fotos que relembram a inauguração do patrimônio cultural e de vários suvenires da cidade que Jorge Amado adotou como terra-mãe.

Localizado no Quarteirão que também recebe o nome do escritor, a Casa de Cultura está localizada ao lado da Fundação Cultural de Ilhéus, seu órgão mantenedor, e integra o universo de locais que foram imortalizados pelas obras amadianas, se tornando pontos obrigatórios de visitas, a exemplo do Bar Vesúvio e do Espaço Cultural Bataclan, local onde funcionou um dos cabarés mais famosos do mundo. Desde que foi inaugurada, no dia 27 de junho de 1997, a Casa de Cultura Jorge Amado já recebeu mais de 220 mil visitantes.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).