Programa amplia o atendimento a gestantes

As Secretarias da Saúde e da Assistência Social vêm, em conjunto com o Departamento Atenção Básica, ampliando o atendimento através Programa “Ei, Mamãe”, voltado para gestantes carentes. Segundo enfermeira Núbia Regina, da unidade de saúde Raimundo Freire, na Nova Califórnia, a equipe local vem desenvolvendo um trabalho educativo e que vem sendo implementado em todos os bairros da cidade nas demais unidades de saúde, inclusive com a oferta de um kit básico e de facilidades para o transporte das gestantes até o hospital.

O objetivo do trabalho é oferecer a gestantes carentes ações e serviços que proporcionem melhoria da qualidade de vida, através da oferta de atendimento de saúde e serviços especiais. “Mensalmente, na nossa unidade, temos realizado reuniões com uma média de 30 gestantes através de palestras educativas sobre uma série de temas selecionados, voltados para a orientação sobre a importância do pré-natal até o parto, bem como com relação aos cuidados de higiene para o bebê”.

Núbia Regina explica que além do ciclo de palestras mensais, com uma agenda voltada para questões diversificadas como as alterações da gestante no período da gravidez, aleitamento materno e a importância da vacinação. Agora, foi incluída na agenda a questão da gripe A (H1N1), um assunto que ganhou repercussão nacional e porque há a ocorrência de casos suspeitos em Itabuna.

Já no momento do parto, o Ei, Mamãe entrega a cada participante um kit básico, com banheira, manta, saboneteira e um enxoval com itens necessários às necessidades de uma criança recém-nascida. “O importante é que o governo oferece o atendimento pré-natal em todas as unidades de saúde e o Ei, Mamãe tem ganho uma importante adesão por parte da comunidade, uma vez que visa garantir o acompanhamento de seis consultas no pré-natal, como é recomendado pelo Ministério da Saúde”, explica a enfermeira. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)