Plano de segurança para Micareta

Durante os dias da Micareta 2010, de 15 a 18 de abril, Feira de Santana terá um policiamento maior para atender as necessidades de segurança. “Como novidade, este ano vamos instalar 13 câmaras de segurança no circuito e reforçar o policiamento no Terminal Rodoviário da cidade, que é um local bastante estratégico. O que representa o aeroporto de Salvador para a cidade no período de carnaval, representa a rodoviária para Feira na Micareta”, comparou o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Sérgio Baqueiro.

Segundo ele, cinco mil policiais militares serão distribuídos ao longo dos dias de festa pelo circuito e cidade, além do Corpo de Bombeiros. Sérgio Baqueiro informou também do lançamento do programa estadual “Ronda nos Bairros”, as 14 horas no bairro Tomba. “Oito setores da cidade, aproximadamente 25%, serão atendidos. O programa priorizou os bairros com alto índice de delitos e tráfico de drogas, como exemplo Queimadinha, Rua Nova, Feira X e Tomba” destacou.

Veículos de serviços são vistoriados - Veículos de serviços que serão utilizados no circuito da Micareta 2010, de 15 a 18 deste mês, estão sendo inspecionados pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). A vistoria está sendo realizada desde segunda-feira (5) e atá sexta-feira (9), no Parque de Exposição João Martins da Silva. Trata-se de uma exigência necessária para garantir o tráfego de carros e caminhões de prestadoras de serviços no circuito da festa.

A vistoria é obrigatória para carros oficiais da Prefeitura, Embasa, Coelba, Serviço de Atendimento Móvel de Urgância (Samu), fornecedores de gelo e cervejarias, inclusive caminhões, além de veículos de apoio de camarotes e outros. O atendimento é realizado, diariamente, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas.

Enquanto isso, na próxima segunda-feira (12), a vistoria será realizada exclusivamente em trios elétricos e carros de apoio de blocos. O trabalho também será realizado em frente ao pavilhão da administração no Parque de Exposição João Martins da Silva.

O engenheiro de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), César Aguiar, explica que os fiscais estão observando o estado geral dos veículos visando garantir maior segurança no circuito da Micareta. São observadas condições das instalações elétrica e hidráulica, parte mecânica, sistema de frenagem, pneus, chaparia e pintura.

O trabalho está sendo realizado por órgãos que compõem a Fiscalização Preventiva Integrada, a exemplo da SMTT, Crea, 3ª Ciretran, Grupamento de Bombeiros, entre outros. Os veículos vistoriados recebem um selo da inspeção e os motoristas recebem uma cartilha orientando sobre os cuidados durante a Micareta. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Feira de Santana)