Prefeito pede a presidente da Valec que priorize empresas e trabalhadores de Ilhéus durante construção da ferrovia

A valorização da mão-de-obra local e o incentivo à produção das pequenas e médias empresas de Ilhéus foram tema de um encontro mantido entre o prefeito Newton Lima e o presidente da Valec, José Francisco das Neves. Durante a reunião, Newton Lima reivindicou que, com o início da construção do primeiro trecho da ferrovia, previsto para junho deste ano, seja priorizada a contratação de trabalhadores de Ilhéus e que empresas fornecedoras de alimentos, uniformes, combustível, dentre outros serviços essenciais para o desenvolvimento do projeto, também passem a fazer parte da logística que a Valec terá que montar no município. “Será assim”, garantiu o presidente José Francisco, acrescentando que, antes mesmo destas contratações, a empresa realizará uma série de workshop para qualificar os trabalhadores que serão contratados no decorrer da obra.

Para José Francisco das Neves, o compromisso com o desenvolvimento de Ilhéus passa, inclusive, pela decisão da empresa em manter no município o seu principal escritório, que já está em funcionamento na avenida Soares Lopes. Segundo o prefeito Newton Lima, o acordo de parceria entre a Valec e o governo municipal, demonstra, sobretudo, que o projeto de desenvolvimento econômico proposto para a cidade, está sendo construído de forma planejada, privilegiando os trabalhadores e as empresas que movimentam a economia local. Além do prefeito de Ilhéus e do presidente da Valec, participaram do encontro o superintendente regional da empresa, Nevile Barbosa, e os secretários municipais Jorge Bahia (Fazenda) e Alcides Kruschewsky (Governo).

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste dinamizará o escoamento da produção do estado da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.490km de extensão e envolverá investimentos estimados em R$6 bilhões até 2012. A ferrovia ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras – no estado da Bahia – a Figueirópolis, no estado do Tocantins, formando um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.

Entre as vantagens previstas com a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste para o estado da Bahia estão a redução de custos do transporte de insumos e produtos diversos, o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio e a possibilidade de implantação de novos polos agroindustriais e de exploração de minérios, aproveitando sua conexão com a malha ferroviária nacional.

Por outro lado, a ferrovia promoverá a dinamização das economias locais, alavancando novos empreendimentos na região, com aumento da arrecadação de impostos, além de geração de cerca de 30 mil empregos diretos. A ferrovia deve fomentar ainda mais o desenvolvimento agrícola da região oeste do estado, cuja previsão é de uma produção de 6,7 milhões de toneladas em 2015. Os principais produtos a ser transportados são soja, farelo de soja e milho, além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).