Azevedo cobra agilidade em projeto da barragem

O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo (Capitão Azevedo) aproveitou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Itabuna, na sexta-feira (26), para pedir o apoio do Governo Federal ao projeto de construção da barragem no Rio Colônia, afluente do Cachoeira. A obra, segundo Azevedo, é fundamental para acabar com a deficiência do município com relação ao abastecimento de água. Deixei claro que temos projeto e a obra é extremamente necessária para o desenvolvimento do município”, observa o prefeito. Segundo ele, mesmo com investimentos como o gasoduto, o incremento da industrialização somente ocorrerá se “pudermos oferecer os recursos imprescindíveis, a exemplo da água”.

A construção da barragem é vista, além disso, como solução para regularizar o fornecimento de água aos próprios moradores da cidade. Itabuna é uma das poucas localidades do seu porte que fazem captação de água direto do leito de um rio, sem ter um reservatório que faça jus à sua demanda. Para o prefeito, a situação precisa ser urgentemente corrigido. Azevedo enfatiza que intensificou no ano passado o diálogo com produtores rurais da área a ser inundada pela barragem, na região de Itapé, a fim de vencer resistências à obra. “Com diálogo e a demonstração da necessidade desse projeto, estamos superando as dificuldades, que se deviam muito mais à falta de informação”, comentou.

Em seu discurso na solenidade de inauguração do Gasene, o prefeito lembrou que o Governo do Estado prometeu liberar recursos para a construção da barragem, mas por enquanto a obra está na promessa. “Ainda não foi sequer licitada”, frisou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)