Festa de autonomia política em 36 cidades baianas

Neste mês de abril, 36 municípios baianos comemoram suas emancipações políticas. A primeira a festejar é a cidade de Fátima, que no primeiro dia do mês completou 25 anos. Antes a pequena localidade era denominada Monte Alverne, estando sob a administração de Cícero Dantas. Depois de atingir um dinâmico crescimento, o município aniversariante emancipou-se, recebendo o atual nome. Também no dia 1º de abril, Caatiba festejou seus 49 anos de autonomia política. O início do seu povoamento data do fim do século XIX. O território da atual da cidade pertencia à Vitória da Conquista. O distrito de Mata de São Paulo foi criado em 7 de outubro de 1937. Depois, pelo decreto estadual nº 141 de 31 de dezembro de 1943, passou a se chamar Caatiba, que significa Mata Grossa, mas somente em abril de 1961 foi devidamente emancipado. A principal atividade econômica é a pecuária, onde se destaca a criação de gado bovino, produção de queijo, requeijão e manteiga.

Já no dia 03, é a vez do município de Macarani festejar 65 anos de emancipação político-administrativa. O nome da cidade advém dos índios Caranys, da tribo dos Aymorés, que habitavam as planícies do litoral sul da Bahia, onde se localiza o território de Macarani. Sua economia tem como base a pecuária de corte e leite. Também no mesmo dia, Entre Rios festeja 138 anos de muita história e desenvolvimento. É um município marcado na história brasileira devido a suas grandes festas que atraem milhares de pessoas para seu centro. Possui pista de pouso para aviões localizada no Parque Manoelito Argolo, onde grandes exposições são realizadas anualmente reunindo artistas de todo o Brasil. No dia 04 o município de Dom Macedo Costa também festeja 48 anos de emancipação.

ÍNDIOS - No dia 05, quem completa 48 anos é o município de Anagé. A cidade foi fundada pelo bandeirante o capitão-mor João Gonçalves da Costa, no ano de 1784, quando abria a estrada ligando o Arraial da Conquista a Caetité e ao rio São Francisco - a região era habitada anteriormente pelos índios imborés e mongoiós. Dada a fertilidade das terras vieram para a região muitos colonos que ali se fixaram, desenvolvendo a agropecuária e formando o povoado de São João, elevado à vila em 1920, com a denominação de São João da Vila Nova. O distrito foi criado em 1898 e o município em 5 de abril de 1962, desmembrado do município de Vitória da Conquista.

Também no mesmo dia, a cidade de Planalto festeja 48 anos de autonomia política. Ainda no dia 05 de abril, a pequena Adustina festeja seus jovens 21 anos. Já no dia 06, é a vez de Boquira completar 47 anos. A cidade é um lugar nascido pela extração de ouro na mina que fica próxima e de pedras preciosas e semi preciosas. No dia seguinte, 07, o município de Dom Basílio festeja igualmente seus 47 anos de emancipação política. Seu povoamento teve início em 1715 com a chegada de paulistas à procura de ouro, em 1926 foi criado o distrito com o nome de Curralinho, mudado para Ibirocaim em 1943 e Dom Basílio em 1953. Araci também no dia 07 de abril comemora 51 anos de emancipado. Também no dia 7 Érico Cardoso completa 47 anos de autonomia política. Dia 08 quem comemora 48 anos é o município de Caem.

No dia 09, quem festeja é o município de Teixeira de Freitas, no extremo sul, que completa 25 anos. Já no dia 12, é a vez de Dário Meira festejar seus 48 anos de emancipação política. Também no mesmo dia, Teofilândia completa 48 anos, juntamente com Presidente Dutra, Serra Dourada e Aiquara. Já no dia 15, é a vez de Mata de São João festejar 164 anos. A cidade foi criada em 1549, quando a comitiva de Tomé de Souza chegou ao Brasil, trazendo Garcia D`Ávila. Contam que a cidade é marcada por algumas curiosidades, tais como, por exemplo, que foi plantado no século XVI um dos cinco primeiros pés de coco-da-baía do Brasil. Além disso, Mata já teve a honra de receber Dom Pedro II e a família real, que veio pela estrada férrea Leste Brasileiro. E foi lá que aconteceu, em 1845, uma das primeiras manifestações do espiritismo no mundo.

Dia 17 quem completa 48 anos por sua emancipação política é Barro Preto. Dia 18 é a vez da cidade de Antônio Cardoso comemorar 48 anos. Em seguida, dia 19, Maracás, famosa por suas flores, festeja 155 anos. Também no dia 19 de abril, o município de Pau Brasil festeja 48 anos. Já no dia 20, é a vez de Ipirá completar 155 anos de autonomia política. Comemorando 155 anos também, está a cidade de Caravelas, no dia 23 de abril, juntamente com Boninal, Biritinga, Floresta Azul, Candeal e Teofilandia que completam todos 48 anos.

BELEZAS - No dia 27 quem sopra as velas é Utinga, na Chapada Diamantina. São 57 anos de emancipação política. A descoberta do fertilíssimo Vale do Rio Utinga data de 1551, com as missões catequéticas dos jesuítas, iniciando-se aí o povoamento da região com o aparecimento das primeiras fazendas de criação. Quem também tem motivos para festejar no mesmo dia é Sapeaçu, que completa 57 anos de autonomia política, e Caldeirão Grande com 48 anos de independência.

Fechando os aniversariantes do mês de abril, está a bela Andaraí, que no dia 28 comemora 119 anos de emancipação, juntamente com Itapicuru, com 282 anos. A primeira está nos contrafortes da Serra do Sincorá, no coração da Chapada Diamantina: a cidade de Andaraí é um destino ecoturístico por natureza, seus atrativos estão entre os mais belos da região: Vale do Pati, Pantanal dos Marimbus, praias e canyon do Paraguaçu, inúmeras cachoeiras e piscinas naturais e a belíssima Gruta da Paixão. A segunda, Itapicuru está localizada no nordeste da Bahia e tem como marca registrada a religiosidade.