Municípios devem atualizar informações irregulares no CadÚnico

Os municípios têm até o dia 28 de fevereiro para atualizar os dados dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família no Cadastro Único (CadÚnico). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para que os Municípios não deixem de cumprir esta data para evitar que os benefícios sejam bloqueados.

As famílias dependem desta atualização, pois apresentaram irregularidades nas informações identificadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Além de atualizar os dados dos beneficiados, os gestores municipais devem enviar as correções ao Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS) por meio do Sistema de Monitoramento de Auditorias de CadÚnico (Simac).

Se os Municípios não conseguirem corrigir as informações do CadÚnico até o dia 28 deste mês, a Bolsa será bloqueada, e após o dia 30 de abril, caso as irregularidades persistam, os benefícios podem ser cancelados.

Passo a passo - Para obter a lista das bolsas com irregularidades, o gestor deve acessar a Central de Sistemas da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) com a senha fornecida pelo Ministério. Para mais informações ou orientações, a CNM recomenda que os gestores leiam a Instrução Normativa 31 do MDS.

Segundo informações do MDS, a atualização cadastral deve ser feita no aplicativo off-line do CadÚnico, depois transmitido à Caixa Econômica Federal e também complementar as informações no Simac. (Fonte: CNM)