Lauro de Freitas se reúne em festa para Iemanjá

Já nas primeiras horas da manhã de terça-feira (02), os pescadores da Colônia Z-57 de Lauro de Freitas e candomblecistas do Terreiro São Jorge Filho da Goméia estavam reunidos para preparar os balaios com os presentes que seriam levados à Rainha do Mar, Iemanjá, nas águas tranqüilas da Praia de Buraquinho. Ornados com flores e milho branco, a entrega dos presentes ocorreu segundo os rituais do candonblé, acompanhado também com toques de samba de roda e a presença de autoridades municipais, como a prefeita Moema Gramacho, o vice-prefeito João Oliveira, e os secretários Ápio Vinagre (Governo), Antônio Lírio (Cultura), Vidigal Cafezeiro (Meio Ambiente) e Aliomar Britto (Gabinete), além de moradores e turistas.

O povo aproveitou para fazer seus pedidos à orixá vaidosa, e demonstravam fé em que teriam suas preces e pedidos atendidos. O casal Érico e Lucimar Reges, que recentemente se mudou para Vilas do Atlântico, disse ser importante manter as tradições populares e a identidade do povo local. “Antes íamos à festa do Rio Vermelho, mas agora, como moramos aqui, decidimos prestigiar esta festa”, comentou Érico, para quem a festa de Buraquinho deve ganhar a adesão de outras pessoas que preferem uma celebração mais tranqüila. O comerciante Jonas Paulo Oliveira, morador de Salvador, disse que tinha vindo a Buraquinho apenas para tomar um banho de praia e apreciar a paisagem, “mas gostei da festa em homenagem a Iemanjá. Ano que vem, se também puder folgar, virei de novo”.

Também de passagem, e em visita à casa de uma amiga que mora em Ipitanga, a turista portuguesa Odete Correia, 63 anos, disse ter gostado da manifestação religiosa do povo local. “Não esperava ter contato com uma manifestação como esta. É muito bonita”, considerou. “Lá em minha terra, em Almeirin (Província de Ribatejo), não tem isso. Foi muito bom estar aqui, aproveitando este calor e a beleza desta festa”, disse a turista, que retornaria ao seu país no final da tarde deste dia 02. Quando a embarcação que levava as oferendas retornou do mar, os filhos de santo do Terreiro São Jorge fizeram um ato de encerramento das celebrações, que culminou com o desejo de feliz 2010 a todos os devotos da Rainha do Mar. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)