Começa vacina contra Meningite C

A campanha de vacinação contra meningite C começa hoje, em Salvador e demais região metropolitana (RMS), além de Santo Amaro, Conde e Saubara. Nas outras 401 cidades do Estado, as vacinas chegarão em março.

A campanha se restringe a crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que apresenta maior risco de morte por meningite. Até novembro passado, foram registrados 18 óbitos de crianças de um a quatro anos, 13 pela meningite tipo C, segundo dados da Diretoria de Informação em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado. No total, foram 415 casos.

As crianças de 1 ano recebem duas doses da vacina, com intervalo de 60 dias.

Após 12 a 15 meses, uma terceira dose será aplicada. Para as maiores, a aplicação de uma vacina é o indicado. É importante que os pais levem a caderneta de vacinação de seus filhos.

A Sesab comprou 1,5 milhão de vacinas distribuídas em três lotes, que serão enviados pelo laboratório fabricante em períodos diferentes.

Interior, só em março

A opção pela capital e RMS para o início da campanha foi feita devido à quantidade de casos que as cidades apresentaram em 2009. Apenas em Salvador, foram registrados 109 dos 192 casos de menin gite. O crescimento, comparado a 2008, foi de 95%. O número expressivo de pessoas contaminadas fez com que a campanha fosse ampliada e antecipada na Bahia.

No Brasil, as crianças de até 2 anos começam a serem imunizadas a partir de agosto.

Em março, os postos de saúde dos outros 401 municípios recebem os lotes da vacina. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) ainda não definiu o plano de ação contendo datas e locais.

CIDADES COM VACINA - Região metropolitana: Camaçari, Candeias, Dias D‘Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, S. Sebastião do Passé, Vera Cruz, Simões Filho, S. Fco. do Conde. Recôncavo: Saubara e Santo Amaro Litoral Norte: Conde Demais municípios do Estado: vacinação começa em março. As informações são da Secretaria de Saúde do Estado. (Jornal A Tarde 02/02/2010)