Secretaria de Assistência Social da prefeitura capacita pessoas no combate à violência

A prefeitura de Jacobina, através da Secretaria de Assistência Social/CRAS/CREAS/Serviço Sentinela, lançou na semana passada campanha para conscientizar a sociedade quanto aos direitos das crianças e adolescentes, especialmente visando prevenir a violência contra estas pessoas protegidas especialmente pela Lei. A maior iniciativa já realizada no município, de combate à violência doméstica e à exploração sexual de crianças e adolescentes, teve seu ponto alto na segunda-feira, 18.


Duas centenas de lideranças populares, policiais militares da 24ª CIPM, Oficiais de Justiça, funcionários públicos e populares lotaram o Auditório Edmundo Isidoro dos Santos participando da capacitação que está sendo oferecida pelo CREAS e Serviço Sentinela. Desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o Ministério Público, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, a campanha quer envolver toda a sociedade.

Posteriormente será coordenada rede de solidariedade envolvendo prefeitura, conselhos tutelares, postos de gasolina, empresas de ônibus, escolas estaduais e municipais, hospitais, restaurantes, hotéis e motéis, entre outras empresas. Segundo a Assistente Social, Zalcléia Freitas, "a idéia central é mobilizar a sociedade para essa luta importante, no sentido que haja maior conscientização das pessoas sobre o direito das crianças e adolescentes, principalmente sobre o direito à inviolabilidade do seu próprio corpo. Por outro lado, é uma forma também de mostrar às pessoas que o poder público está atento à violação dos direitos assegurados pelo ECA, e que principalmente a violência sexual pode levar o infrator para a cadeia por até dez anos" comentou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Jcobina)