Inserida no calendário religioso de Itajuípe, a festa em honra à Santa Rita de Cássia terá seu ponto alto nesta sexta-feira (22), com festejos religiosos e profanos. Iniciadas no dia 13, com novenários, as comemorações acontecerão no bairro que leva o nome da santa católica. O tema central será: “A catequese na missão evangelizadora da Igreja”. Com alvorada de fogos, os devotos de Santa Rita de Cássia serão convidados a participar da Caminhada de Fé, que percorrerá as principais ruas da localidade e culminará na celebração Eucarística Campal, conduzida pelo Padre Tota. As atividades terão como foco também os poderes executivo, legislativo e judiciário.
A parte profana dos festejos em homenagem à Santa Rita de Cássia começa ainda na sexta-feira, às 21 horas. A abertura será com um momento cultural, seguido da apresentação do cantor Alex Bronze, interpretando grandes canções da Música Popular Brasileira. No sábado (23), a festa segue com as bandas Xamegão e Triball, e, no domingo, o encerramento fica por conta da banda Di Mala & Cúia.
A vida de Santa Rita - Nascida em 1381 de uma pobre família do pequeno povoado italiano de Roccaporena, Santa Rita cresceu com o desejo da vida religiosa, mas foi obrigada a casar com Paulo Ferdinando, homem muito violento e que acabou assassinado por um inimigo. Seus filhos gêmeos juraram vingança, mas morreram cedo. Sozinha, a futura santa ingressou, de forma milagrosa, no convento das irmãs Agostinianas, que não aceitavam mulheres anteriormente casadas.
Protetora das viúvas e intercessora das causas impossíveis, Santa Rita é também venerada em outros países, como Itália, Portugal, Espanha, França, Venezuela, Argentina, Estados Unidos. A data de sua festa é o mesmo dia da sua morte, 22 de maio. Ela faleceu em 1457, de tuberculose, com 76 anos, na cidade de Cássia, Itália.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itajuipe)