Camaçari sedia o 1º Encontro Nacional da Doença Falciforme na Atenção Básica. O evento acontece no dia 05 de junho, a partir das 8h, na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. O objetivo é debater sobre as linhas de cuidado na atenção básica. Na ocasião, serão apresentadas as experiências bem sucedidas de outros municípios. Iniciativa do Ministério da Saúde, a atividade contará com a participação de 50 cidades do Brasil, além de representantes de diversos municípios da Bahia.
De acordo com o presidente da Associação Camaçariense das Pessoas com Doença Falciforme (ACPDF), Ademário Gomes, a realização do encontro, além de dar visibilidade aos trabalhos realizados pela Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) do Município, promove a troca de experiência com outras cidades, o que resulta no aperfeiçoamento dos serviços prestados à população. Segundo o coordenador da Unifal, Tiago Novais, para cada 17 nascidos, um tem traço falcêmico. O presidente da ACPDF, Ademário Gomes, estima que existam mais de 400 pessoas com doença falciforme em Camaçari.
PROGRAMAÇÃO: 8h – Abertura; 9h – Doença Falciforme e Linha de Cuidado em Doença Falciforme (Coordenação da mesa: Efigênia Cardoso – Secretária de Saúde de Camaçari).-Paulo Ivo Cortez – Hematologista, Assessor do programa Nacional de Doença Falciforme; - Joice Aragão de Jesus – Programa Nacional de Doença Falciforme; - Debate; 10h – Organização da Rede de Assistência (Coordenação da Mesa: Maria Cândida Queiroz – Coordenadora do Programa de Atenção as Pessoas com Doença Falciforme em Salvador) - Paulo Ivo Cortez – Programa de Doença Falciforme do Rio de Janeiro - Maria de Fátima – Programa de Minas Gerais – Debate; 11h – Intervalo; 11h30 – Apresentação de Experiências de Municípios não Capitais (Coordenação da Mesa: Nívea Moreira – Coordenadora do Programa de Atenção as Pessoas com Doença Falciforme da Bahia) - Denise Moreira Machado- Duque de Caxias – RJ, - Clenize das Graças Rezende – Uberlândia – MG, - Maria da Conceição Silva – Olinda –PE, - Tiago Novais – Camaçari – BA, - Debate; 13h – Almoço.
14h30 – Mesa Redonda: Desafios para Atenção Básica em Doença Falciforme (Coordenação Silma Melo – Programa de Doença Falciforme do Ministério da Saúde), - Programa Nacional de Imunização do Ministério da saúde, - Departamento de Atenção Básica do Ministério da saúde- Farmácia Básica, - A visão do Usuário – Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Camaçari – ACAD DF, - Debate; 16h – Café; 16h30 – Leitura e discussão plenária do documento da linha de cuidado (Coordenação: Joice Aragão de Jesus - Ministério da Saúde); 17h30 – Encerramento. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)