As Secretarias de Saúde e Educação de Juazeiro estão juntas para colocar em prática o Programa - do Estado da Bahia - de Prevenção e Promoção à Saúde nas escolas. Para dar início as atividades, quarta (20), foi exibida uma Videoconferência sobre o projeto, na Direc 15, para profissionais da Atenção Básica, do Programa DST/AIDS de Juazeiro, professores e profissionais da Secretaria de Educação do município, com a participação também dos profissionais de saúde e educação da região.
Segundo a supervisora do Núcleo DST/AIDS de Juazeiro, Zilene Castro, a implantação do Programa mostra o compromisso do município com a saúde local e é importante devido à alta incidência da AIDS em jovens em municípios da Bahia. Em Juazeiro, segundo ela, até o momento existem 423 casos confirmados. “Com os estudantes informados sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, podemos juntos reduzir o número de casos em Juazeiro e claro na região Norte”, frisou.
A supervisora explica que o Programa visa esclarecer também sobre outras doenças e assuntos da saúde como, por exemplo, gravidez na adolescência. “Não é momento para estes adolescentes e jovens assumirem responsabilidade tão grande. Vamos interagir de sala em sala, orientando e tirando as dúvidas de todo o alunado para que todos possam iniciar uma vida sexual segura”, comentou.
O projeto será aplicado nas 98 escolas municipais e nos 59 colégios estaduais com sede em Juazeiro, além de implantar em todas as escolas dos 8 municípios da jurisdição da Direc 15. O projeto tem como objetivo consolidar na região uma política pública de prevenção e promoção à saúde nas instituições escolares.
Zilene Castro revela que os professores da Rede Municipal e Estadual serão capacitados e acompanhados pela equipe do Núcleo DST/AIDS da Secretaria de Saúde de Juazeiro. “A videoconferência apresenta primeiramente informações sobre como será formatado e aplicado o Programa na região. Formaremos o Conselho Gestor e entraremos em campo após a definição de todos os critérios e a sistemática adequada para o trabalho”, acentuou.
Segundo a coordenadora de Educação Básica da Direc 15, Isabel Cristina de Oliveira, inicialmente os professores e a equipe da saúde vão entrar em campo realizando palestras, oficinas, distribuindo preservativos e panfletos educativos. “Vamos entrar em cada sala de aula aplicando questionário para diagnóstico, que será direcionado aos alunos com idade entre 12 e 20 anos, depois enviaremos para a Secretaria Estadual da Bahia (Sesab) para que seja avaliado e decidido que tipo de ação será feita na região”, informou.
“Vamos levantar a bandeira da saúde e fazer com que o trabalho seja desenvolvido promovendo mais saúde em Juazeiro e no Estado. A partir do momento que os jovens estiverem esclarecidos sobre a problemática, reduziremos os números dos casos e as pessoas saberão enfrentar a situação e prevenir-se”, registrou o educador em Saúde da 15º Dires, Marcelo Antônio Alves Silva.
O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE faz parte de uma iniciativa das Secretarias Estaduais de Saúde e Educação da Bahia, respectivamente, SESAB E SEC e conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Juazeiro. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)